Mais de 6,5 mil pessoas participaram da abertura da 23ª edição da Fenearte. O primeiro dia de evento, que contou com a presença da governadora Raquel Lyra (PSDB), foi marcado pelo reencontro do público com mais de cinco mil expositores. Hoje (6), os visitantes da maior feira da América Latina terão outras opções de atividades, como a abertura da programação das Conversas Instigantes, no Espaço Janete Costa.
“Ficamos felizes com a receptividade do público com o tema, ‘Loiceiros de Pernambuco – Arte da Terra, Poesia das Mãos’, a busca das pessoas pela conversa com os artesãos e as artesãs, e o encantamento delas com a grandiosidade da cenografia deste ano”, comenta Camila Bandeira, diretora-executiva da 23ª Fenearte.
Nesta quinta, o Espaço Janete Costa inicia a programação de diálogos, Conversas Instigantes, com Marcelo Ferraz (sócio-fundador do Brasil Arquitetura) e Isa Grinspum Ferraz (socióloga, cineasta e curadora), às 16h, falando sobre “Espaços Museográficos”. O acesso à conversa é gratuito, por ordem de chegada e limitado a 60 lugares.
A programação cultural retoma à tarde. No Palco Cultura Popular, a partir das 15h, vão se apresentar Xaxado do Egídio, Daniel Olímpio e Djair Olímpio, Coco de Umbigada de Mãe Beth de Oxum e Marcus Mercury (performance de dança). Já o Palco Alternativo vai receber shows de Ânima e Dani Carmesim, a partir das 18h.
A Cozinha Fenearte, no mezanino do Cecon-PE, foi aberta ontem pelo chef Cesar Santos. Nesta quinta, o espaço vai trazer, às 18h30, o chef Thiago das Chagas, do São Pedro Restaurante, para uma aula-show. Ele vai elaborar um prato de carne de sol com bombom de jerimum ao queijo de cabra, inspirado na Mata Norte de Pernambuco.
Ainda no mezanino, as pessoas interessadas nas atividades formativas poderão participar de oficinas, que têm inscrições gratuitas e limitadas no local. Até o dia 10, as opções de oficina são “A arte do macramê para criação de biojoias com contas de cerâmica” (com Déborah Assunção); “Reciclando no viés da música – confecção de instrumentos percussivos a partir de sucatas” (com Cleybson Bolão); “A arte da renascença” (com Luzia Renascença); Upcycling fashion – oficina de bolsas de cangaceiro sustentáveis”, (com Salamandra); “A arte da xilogravura”, (com Jennifer Lima); e “Faça seu próprio utilitário – modelagem manual e modelagem no torno” (com Ateliê Micaella Alcântara). Elas acontecem às 14h30 e às 18h, de segunda a sexta-feira, e às 13h e 17h, aos sábados e domingos.