
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, foi homenageado pela Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) com o Título Honorífico de Cidadão Pernambucano. A cerimônia de entrega da honraria aconteceu nesta segunda-feira (5), no Salão Nobre do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), reunindo autoridades, representantes do Judiciário e lideranças políticas.
A iniciativa foi do deputado estadual Sileno Guedes (PSB), autor da proposta que concedeu o título ao magistrado. Durante a solenidade, a trajetória de Flávio Dino no serviço público foi amplamente destacada, ressaltando seu compromisso com a Justiça, a democracia e os direitos sociais.
Natural de São Luís, no Maranhão, Dino iniciou sua vida profissional aos 19 anos, quando foi aprovado em concurso do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região. Ao longo de sua carreira, acumulou importantes funções públicas: foi juiz federal por 12 anos, professor de Direito da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), deputado federal, senador, governador do Maranhão por dois mandatos e ministro da Justiça. Em fevereiro de 2024, foi empossado como ministro do STF.
A entrega do título reforça o reconhecimento de Pernambuco à contribuição do ministro à vida pública brasileira e sua atuação firme na defesa do Estado Democrático de Direito. Além do título, Dino recebeu outras homenagens durante a cerimônia, que contou com discursos de exaltação à sua conduta ética, técnica e política.