O juiz de direito Frederico de Morais Tompson foi empossado, nesta terça-feira (15), como membro efetivo do TRE Pernambuco. Ele foi eleito pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), em março, para ocupar a vaga aberta com o fim do biênio da juíza Mariana Vargas – atualmente na função de juíza auxiliar da Presidência. A cerimônia foi marcada pela emoção e prestigiada por vários desembargadores do TJPE, juízes de direito, membros do Ministério Público, deputados, advogados, servidores do TRE e do TJPE, além de familiares do empossado.
Em seu discurso, o agora desembargador eleitoral Frederico Tompson fez várias referências à família, em especial ao pai, Gilvan Tompson, e ao tio-avô, José Guimarães Sobrinho, um dos grandes incentivadores para que ele migrasse da engenharia, sua primeira formação, para o direito e depois para o ingresso na magistratura.
O novo integrante do TRE-PE também enalteceu o papel do tribunal na defesa da democracia e do processo eleitoral e ressaltou o seu compromisso com os valores democráticos. “Estaremos prontos e unidos para que tudo trâmite dentro da legalidade e em respeito à democracia, para o bem maior de Pernambuco e do Brasil”, disse ele, durante seu discurso.
O presidente do Tribunal, André Guimarães, deu as boas-vindas ao novo desembargador ressaltando sua trajetória na magistratura e sua dedicação à formação jurídica. “Sem dúvida irá enriquecer o Tribunal pelo seu conhecimento, dedicação, capacidade, sensibilidade e trajetória”, afirmou o presidente, após a sessão de posse.
Toda a Corte do TRE-PE estava presente à sessão. O vice-presidente do TJPE, desembargador Antenor Cardoso, representou o Tribunal de Justiça no evento junto com o corregedor-geral de Justiça, desembargador Ricardo Paes Barreto. Também prestigiou a sessão o desembargador Cândido Saraiva, recém-eleito para ocupar uma vaga no TRE-PE a partir de outubro na classe de desembargador.
Trajetória
Nascido no Recife, o desembargador eleitoral Frederico Tompson, formou-se em direito na Faculdade Católica de Pernambuco. Ingressou na magistratura em 13 de agosto de 2003. Sua jornada inclui passagens nas Comarcas de Terra Nova, Salgueiro, Vitória de Santo Antão, Olinda, até ser titularizado na Capital em 3 de agosto 2015, na 2ª Vara de Execuções de Título Extrajudicial- Seção B. Também atuou como juiz assessor especial da Corregedoria (biênio 2018/2020), juiz assessor especial da Presidência (biênio 2020/2022). Ele ocupava o cargo de assessor especial da Corregedoria do TJPE.