A Frente Popular do Jaboatão dos Guararapes, representada pelo candidato da federação Brasil da Esperança (PT/PV/PCdoB) ao Executivo Municipal, Elias Gomes (PT), acionou a Justiça Eleitoral com um pedido de impugnação de uma pesquisa realizada pelo Instituto Inova sob argumentação de indícios substanciais de fraude. De acordo com a ação, entre as suspeitas está uma fala do atual prefeito do município, Mano Medeiros (PL), na noite de ontem (2), quando, durante ato no bairro de Vila Rica, deu a entender que teve acesso aos dados antes mesmo da publicação do resultado.
“Estão inventando umas pesquisas por aí, mas na quarta-feira (4) tem uma ‘bombada’ aí. Vai dar tudo certo. Não vamos cair na mentira, na enganação […]”, disse Mano. O registro em vídeo da declaração do prefeito foi divulgado nesta terça-feira (3) no perfil oficial de Elias Gomes no Instagram.
“Essa fala é altamente reveladora, pois sugere, sem margem para dúvidas, que o candidato já possui conhecimento antecipado do resultado de uma pesquisa que, oficialmente, só será divulgada no dia seguinte. […] Tal conhecimento prévio é, no mínimo, suspeito e aponta para uma provável manipulação dos dados da pesquisa, evidenciando uma estratégia coordenada para favorecer a candidatura de Mano Medeiros”, argumenta a Frente Popular.
Ao destacar a necessidade da lisura do processo eleitoral como parte fundamental na garantia do exercício da democracia, a coligação pede que a pesquisa seja imediatamente suspensa e que uma investigação rigorosa seja conduzida para apurar a extensão das irregularidades.