A já tradicional mostra “Elas Pintam o 7” está de volta em sua 5ª edição. O lançamento da exposição coletiva acontece nesta quinta-feira (29) e ocupa as paredes do gabinete da vice-prefeita do Recife, Isabella de Roldão. Conhecida por apoiar e valorizar o pioneirismo feminino, a vice-prefeita lançou o projeto no início de 2021, iniciativa que vem encantando quem visita a sala localizada no 7º andar do edifício-sede da Prefeitura, além de promover o debate sobre a urgência de visibilizar artistas mulheres nos espaços públicos.
A cada edição, sete mulheres artistas plásticas compartilham suas perspectivas sobre temáticas que vão desde o próprio feminino até questões sociais. O acervo exposto nesta edição apresenta uma diversidade de perfis e técnicas. As obras são assinadas pelas artistas plásticas Ana Lúcia Gonçalves, Rikia Amaral, Vânia Coutinho, Valeria Rey Soto, Consuelo Figueira, Solange Costa e Brenda Bazante. A curadoria é da também artista Ana Veloso.
“Aqui no gabinete as mulheres artistas se destacam fazendo ecoar a força do feminino, suas vitórias e desafios. Nas produções artísticas, tradicionalmente, as mulheres se fizeram mais presentes como modelos e musas, mas não como artistas. A exemplo das grandes galerias, onde as principais obras são produzidas por homens. Aqui no nosso gabinete com a Mostra é possível quebrar essa lógica machista e seguirmos com o intuito de valorizar o talento das artistas pernambucanas”, reflete a vice-prefeita.
“O conjunto de obras expostas, sendo algumas desenvolvidas especialmente para a exposição, traz temas e reflexões sobre o universo dessas talentosas mulheres que, com seu olhar nos representam”, avalia Ana Veloso. Para possibilitar essa diversidade, a cada três meses, o grupo de artistas é renovado, com a intenção de evidenciar distintas produções em defesa da igualdade na arte e na política.
Nas edições passadas do projeto, já pintaram o 7 no gabinete da vice-prefeita:
• Na quarta temporada – Maria Helena Costa Rego, Adriana Alliz, Sheyla Camargo, Pilar Rodriguez, Maraçane de França, Dirce Camargo e Juliana Lapa.
• Já na terceira exposição – Dayse Pontes, Virgínia Colares, Ana Silvestre, Jessica Martins, Eliane Rodrigues e Ana Silvestre, além de Guita Charifker e Ezilda Goiana, in memorian.
• Na segunda mostra – Suzana Azevedo, Nara Cavalcanti, Julieta Pontes, Luciene Torres, Diana Pernambucano, além das homenageadas in memorian, Sônia Malta e Sylvia Pontual.
• A primeira edição contou com obras de Ana Veloso, Ana Vaz, Margot Monteiro, Marisa Lacerda, Thina Cunha, Maria Carmen e Tereza Costa Rêgo, as duas últimas também in memorian.