A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, empossa, na manhã desta terça-feira, 12 de setembro, 338 policiais penais que irão reforçar as atividades e a segurança das unidades prisionais do estado.
Os profissionais foram aprovados no concurso realizado em 2021, e incrementam o quadro de servidores da Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres), pasta ligada à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), a partir do ato.
A solenidade de posse vai acontecer na Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana do Recife (RMR).
O concurso, realizado em 2021, foi formulado para a contratação inicial de 200 policiais penais, no entanto, mesmo com a nomeação de 338, outros 1016 ainda seguem aguardando uma nova convocação para servir nos presídios pernambucanos. Os novos policiais penais antes do curso de formação foram submetidos ao teste de aptidão física, avaliação psicológica e médica, já no curso de formação, passaram por um processo intenso de capacitação, que em quatro meses envolveu etapas divididas em dois módulos (operacional e administrativo), além de um estágio nas unidades prisionais. Entre as disciplinas exploradas durante o curso preparatório estão: intervenção prisional, abordagens táticas, administração prisional, orçamento prisional, ética e direitos humanos, entre outras.Nova Secretaria
A Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres) deverá ser transformada em uma Secretaria de Administração Penitenciária. A mudança faz parte do pacote de reestruturação da segurança no Estado, já divulgado pela governadora Raquel Lyra. O processo deverá ser encaminhado à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).