
O deputado estadual Romero Albuquerque (União) fez duras críticas ao que ele chamou de “manipulação” dos dados sobre segurança pública no estado. Isso porque o governo comemorou a menor taxa de mortes violentas intencionais, mas, segundo Romero, não mencionou o aumento dos feminicídios no estado. “Querem confundir o povo, mentindo que a segurança pública está avançando no estado. Mas a realidade é outra”, afirmou.
“Querem enganar quem com essa propaganda desonesta? Comemoram uma queda de 9,6% nas mortes intencionais em 2025, mas “esquecem” de falar dos 15,7% de aumento nos feminicídios. Esse é o maior índice em 8 anos”, dispara Romero.
Romero aponta dados também sobre o aumento exponencial da violência contra a mulher no estado. “Em todo Pernambuco, o aumento da violência foi de 92%. Em 2012, o número de mulheres vítimas de violência doméstica e familiar na Região Metropolitana era de 7.007, em 2024 foi de 16.590. No interior, esse número foi de 13.002 vítimas para 27.821”, explica o deputado.
Além disso, o parlamentar aponta que, em meio ao preocupante aumento dos casos de feminicídio em Pernambuco, menos da metade das Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher (DEAMs) funcionam 24 horas, deixando inúmeras vítimas sem acesso imediato e contínuo a atendimento especializado e proteção em momentos de maior vulnerabilidade, especialmente à noite e nos fins de semana. “Essa desonestidade com o povo não podemos admitir. A primeira governadora mulher de Pernambuco não está dando soluções capazes de resolver questões que atingem as mulheres, as quais devia representar”, ressaltou o deputado.




