O Ministério das Cidades, por meio da Secretaria Nacional de Periferias (SNP), realiza no município de Paulista, em Pernambuco, uma série de reuniões do projeto de implementação dos Planos Municipais de Redução de Riscos (PMRR), que visa mitigar desastres naturais e reduzir seus impactos. A abertura do evento vai ocorrer nesta quinta-feira (10) às 10 horas.
O diretor do Departamento de Mitigação e Prevenção de Risco, Rodolfo Moura, e a assessora técnica Luana Alves, ambos da Secretaria Nacional de Periferias, participam das reuniões. A iniciativa segue até sexta-feira (11) e reúne representantes do município, do estado e da sociedade civil, incluindo lideranças comunitárias.
Paulista é o primeiro município selecionado para receber o projeto, desenvolvido em parceria com o Serviço Geológico do Brasil (SGB) e a prefeitura local. Outras nove cidades serão contempladas com a iniciativa nos próximos meses. São elas Teresina (PI), Rio Branco (AC), Maceió (AL), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Blumenau (SC), Rio do Sul (SC), Bento Gonçalves (RS) e Santa Cruz do Sul (RS).
O projeto mapeia e classifica os riscos geológicos e hidrológicos em áreas periféricas, promovendo ações preventivas que contribuam para a segurança das populações em risco. Até 2026 a meta é a contratação de 200 Planos Municipais de Redução de Riscos.