Neste segunda (27), após diagnóstico de morte cerebral de um homem de 61 anos, o Hospital Alfa, localizado no bairro de Boa Viagem, coordenou a operação de captação de fígado, beneficiando diretamente paciente da fila de espera.
Após a confirmação da morte encefálica e devido à urgência e à natureza perecível de alguns órgãos, a captação foi realizada imediatamente após a autorização da família do doador, seguindo todos os protocolos estabelecidos. Posteriormente, o fígado foi encaminhado ao receptor de acordo com a fila do Sistema Nacional de Transplantes e a compatibilidade com os pacientes.
A operação, considerada de alta complexidade, foi conduzida pela equipe especializada do Hospital Real Português. Todo o procedimento foi realizado com o suporte e acompanhamento dos profissionais do Hospital Alfa, em colaboração com a Central de Transplantes de Pernambuco.
Aline Romeiro, Diretora de Cuidados Interdisciplinares do Hospital Alfa, destacou a importância desse ato de generosidade e a eficiência da equipe de acompanhamento do processo. “A doação de órgãos é um gesto de imensa generosidade que salva-vidas. Nossa equipe de acompanhamento trabalha incansavelmente para garantir que todos os procedimentos sejam realizados com a máxima eficiência e cuidado, proporcionando uma nova chance de vida aos pacientes que aguardam na fila de transplantes,” afirmou Romeiro.