
O Hospital Eduardo Campos da Pessoa Idosa (HECPI), unidade da Secretaria de Saúde do Recife, foi escolhido como um dos 100 melhores hospitais públicos do Brasil. O levantamento, divulgado no final 2025, será o guia para elencar as ‘Top 10’ unidades durante o prêmio Melhores Hospitais Públicos do Brasil, em maio.
Essa é uma iniciativa realizada pelo Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (Ibross) em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/OMS), Instituto Ética Saúde (IES), Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass) e Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).
“Estar na lista dos 100 melhores hospitais públicos do país é extremamente gratificante pois reconhece a missão da nossa unidade de prestar assistência ética, humanizada, de qualidade e com segurança. É o resultado de um trabalho desenvolvido a muitas mãos”, destaca a Diretora Administrativo Financeiro do HECPI, Mayara Albuquerque.
Para chegar à lista das unidades indicadas ao Prêmio Melhores Hospitais Públicos do Brasil foram considerados os serviços hospitalares dos governos federal, estadual ou municipal, com assistência 100% pelo SUS (sem nenhum tipo de atendimento por operadora de saúde).
Os “finalistas” foram definidos após a aplicação de critérios como Acreditação hospitalar, taxas de ocupação e taxa de mortalidade, disponibilidade de leitos de terapia intensiva e tempo médio de permanência dos pacientes internados, dentre outros.
O HECPI é o primeiro hospital público de Pernambuco Acreditado pela ONA 1. A certificação foi conquistada em dezembro de 2024 após auditoria realizada que atestou a atuação da unidade em conformidade com exigentes padrões de segurança e qualidade no atendimento aos usuários do SUS.
Idealizador do projeto e ex-presidente do Ibross, Renilson Rehem fala sobre a lista das unidades. “Essa relação dos 100 melhores hospitais se mostrou representativa de todas as regiões brasileiras, e isso demonstra que o país possui centros de excelência hospitalar do SUS espalhados pelo seu território”, afirma o médico sanitarista.
Sobre o HECPI
O Hospital Eduardo Campos da Pessoa Idosa foi inaugurado pela Prefeitura do Recife em 1º de outubro de 2020. O serviço atende a população do Recife, preferencialmente, a partir dos 60 anos, e dispõe de leitos de enfermaria e UTI, atendimento ambulatorial, serviço de apoio diagnóstico de imagem e laboratorial, além de um bloco cirúrgico.
Durante o primeiro ano de funcionamento, em meio à Pandemia da Covid-19, o HECPI se dividiu entre a Operação Covid-19 e os atendimentos ambulatoriais à população recifense. Em 2022, de janeiro a abril, durante a epidemia de influenza e aumento dos casos do coronavírus, a unidade também disponibilizou sua estrutura para atender pacientes, entre terapia intensiva e enfermaria.
Em dezembro de 2024, a unidade conquistou a Acreditação ONA 1, uma certificação concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) que atesta a qualidade e a segurança da unidade, tornando-se o primeiro hospital público de Pernambuco com o selo.



