O Hospital Miguel Arraes (HMA/FGH), em Paulista, abre suas portas, mais uma vez, para receber doadores de sangue, contribuindo diretamente para a saúde e o bem-estar da população. A Campanha “Você é o tipo de alguém” acontece nesta quarta (21) e quinta (22), com coleta no prédio da Administração da unidade, como forma de ajudar a aumentar os estoques do Hemocentro de Pernambuco (Hemope).
De acordo com o setor de Captação do Hemope, os tipos sanguíneos A+, B+ e O+ estão com estoques em situação crítica, uma vez que houve uma baixa de cerca de 20% no número de doações. A campanha desta semana, inserida no Programa de Coleta Externa do Hemope, deve ajudar a mudar esse quadro.
A campanha acontece das 8h30 às 16h, com intervalo para almoço. “Teremos capacidade para atender até 120 doadores em cada dia de campanha. Levando em consideração que cada doação tem o poder de ajudar até quatro pessoas que precisam de sangue, ficamos muito felizes em dizer que podemos, sim, ajudar centenas de pessoas com essa campanha”, destaca a enfermeira Débora Sampaio, gerente de Apoio Operacional da Agência Transfusional do HMA.
A doação de sangue é um procedimento rápido e seguro. Qualquer pessoa com idade entre 18 e 60 anos, pesando no mínimo 50kg e em bom estado de saúde pode ser um doador de sangue. Candidatos menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais ou de um responsável legal munido de documento com foto. Os maiores de 60 anos só podem doar se já forem doadores do Hemope. Lembrando que o intervalo entre essas doações é de seis meses.
Para doar, a pessoa não pode estar em jejum e não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas que antecedem a doação, além de não apresentar síndromes gripais nos últimos 15 dias. É necessário levar um documento oficial com foto, a exemplo da identidade, carteira de trabalho, carteira de habilitação, passaporte ou certificado de reservista. Crachás não são aceitos.