O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis confirmou que se encontra em curso o planejamento para realização de um novo concurso Ibama para contratação de servidores. A informação foi apresentada em quatro despachos do órgão, ao qual o site Folha Dirigida teve acesso.
Em fevereiro, ao assumir a presidência do Instituto, Rodrigo Agostinho, já tinha afirmado que a atual estrutura do órgão é ‘muito menor’ do que a necessária e um novo concurso público seria realizado.
“Ao longo do tempo, iremos recuperar a estrutura ideal do órgão. Nós faremos concurso, reabriremos escritórios que foram fechados para que tenhamos uma política robusta. Hoje, não temos a estrutura necessária para poder fazer a diferença, mas essa diferença é necessária”, informou, em resposta à jornalistas, após a cerimônia de posse.
A proposta é que o novo concurso seja apenas para os cargos de analista administrativo e analista ambiental. Ambos têm como requisito o ensino superior completo em qualquer área. A remuneração é de R$8.547,64, já com o auxílio-alimentação de R$458 e a gratificação de desempenho.
Concurso Ibama
“Está em trâmite a proposta de concurso para analistas administrativos e analistas ambientais. Efetuamos um levantamento e já temos um estudo técnico”, disse Wagner Rosa da Silva, diretor de Planejamento, Administração e Logística do Ibama, durante seminário em março.
Segundo o diretor, a maior demanda é para analista ambiental nas áreas finalísticas. Para o concurso ser realizado é preciso que o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos autorize o preenchimento dos cargos. Até o momento, a proposta está em análise.