
Os índices setoriais conjunturais da economia de Pernambuco foram divulgados pela Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco (Condepe/Fidem). Os dados, coletados e publicados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), são referentes aos indicadores mensais do Volume de Vendas do Comércio Varejista Ampliado, de Serviços, Produção Física Industrial e Atividades Turísticas, divulgados mensalmente. Para acessar e conferir os detalhes
No Comércio Varejista, Pernambuco registrou, em novembro de 2025, crescimento de 0,3% na variação mensal, em comparação com outubro, na série com ajuste sazonal. O resultado foi ligeiramente abaixo do desempenho do Ceará (0,4%), enquanto a Bahia apresentou retração de 0,2%. Na comparação com o mesmo mês de 2024, o comércio pernambucano avançou 1,1%, superando a média nacional, que recuou 0,3%, mas ficando abaixo da Bahia e do Ceará, ambos com crescimento de 1,8%.
No Índice de Volume de Serviços, Pernambuco se destacou positivamente entre as maiores economias do Nordeste ao registrar alta de 1,3% na variação mensal, resultado superior ao do Brasil – que apresentou uma estagnação de 0,1% – e contrastante com os recuos observados no Ceará (-0,5%) e na Bahia (-1,5%). No confronto com novembro de 2024, o setor de serviços no estado cresceu 3,2%, desempenho acima da média nacional (2,5%) e do Ceará (1,0%).
Na Produção Física Industrial, Pernambuco apresentou crescimento de 0,9% na variação mensal, acompanhando o desempenho da Bahia (0,9%) e superando o resultado do Ceará (-2,6%). O resultado também ficou acima da média nacional, que permaneceu estável e sem variação. Na comparação interanual, a indústria pernambucana avançou 0,8%, acompanhando o movimento positivo do Nordeste (0,4%).
No setor de Atividades Turísticas, Pernambuco registrou crescimento de 1,1% na variação mensal, acompanhando a trajetória positiva do Nordeste e superando o resultado nacional (0,2%). O desempenho ficou abaixo do observado na Bahia (1,9%), enquanto o Ceará apresentou perda (-1,7%). Na comparação direta com novembro de 2024, o turismo pernambucano avançou 4,4%, superando o índice nacional (2,1%) e bastante pareado com os vizinhos Ceará e Bahia.
Análise da Agência Condepe/Fidem
Os resultados de novembro de 2025 evidenciam que Pernambuco mantém desempenho econômico estabilizado e promissor, com destaque para os setores de serviços e turismo, que vêm sustentando a atividade estadual no curto prazo. O comércio varejista avança de forma gradual, enquanto a indústria apresenta sinais de recuperação no horizonte de 12 meses. A análise comparativa com Bahia e Ceará posiciona Pernambuco em um patamar central no Norte/Nordeste, reforçando a importância de ações voltadas ao fortalecimento da base industrial e à ampliação do dinamismo do mercado interno.
“De acordo com dados recentes da atividade econômica, coletados pelo IBGE e analisados pela Condepe/Fidem, mostram que Pernambuco segue em crescimento contínuo comparado à média nacional, o que mostra o avanço e o direcionamento para a superação dos desafios encontrados”, ressaltou o diretor de Estudos, Pesquisas e Estatística da Agência Condepe/Fidem, Emanoel Estanislau.
Compilação pela Condepe/Fidem
Os índices setoriais divulgados e coletados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) são disponibilizados de forma pública e virtualmente. A partir dessas informações gerais, a Condepe/Fidem realiza a compilação e a análise dos dados referentes ao estado de Pernambuco em cada um dos setores avaliados, possibilitando estudos precisos e detalhados do desempenho estadual nos âmbitos nacional e regional tanto dos indicadores mensais (recentemente divulgados) quanto dos trimestrais (lançados no último mês de dezembro).
Para conferir todos os detalhes dos sete indicadores, incluindo gráficos e comparações expandidas nos cenários regional e nacional, acesse a aba ‘Estudos e Estatísticas’, ‘Estudos Econômicos’ e ‘Estudos Setoriais’ no site da Condepe/Fidem.




