O Instituto do Autismo (IDA) está com mais de 40 vagas abertas de emprego, distribuídas em diversos cargos. “Isso se deve a alguns fatores: a expansão das nossas unidades, ou seja, o crescimento do Instituto, assim como o acesso a mais informações e estudos sobre o autismo. Esse aumento do nível de consciência também faz crescer o número de diagnósticos, pois as pessoas estão buscando melhorar a qualidade de vida das crianças e adolescentes. Para atendermos cada vez melhor todas as famílias que nos procuram, estamos também ampliando nosso número de colaboradores”, explica o diretor-geral do Instituto do Autismo, Kadu Lins.
Ao todo, hoje já são mais de 1000 funcionários para o atendimento especializado de mais de 500 crianças e adolescentes assistidos pelas seis unidades do Instituto do Autismo. As vagas estão distribuídas nas unidades do Recife, Igarassu e Carpina e as oportunidades são para os seguintes cargos: fonoaudiólogo, psicólogo, TCC, psicopedagogo, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, nutricionista, musicoterapeuta e coordenador ABA. Também há oportunidades de estágio para estudantes de bacharelado em Educação Física e Psicologia. Os interessados devem realizar o cadastro no banco de talentos no Instituto através do link:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdaiogdB41CnXVe5Q55pgebD326-dylGUza2zoCiJdLb_caxw/viewform
Atualmente, o IDA está presente nos municípios de Igarassu e Carpina, além das instalações em quatro bairros no Recife (Boa Viagem, Imbiribeira, Graças e Poço da Panela). Além disso, duas novas unidades estão em andamento: Olinda e Caruaru. “Todo o espaço do nosso instituto é voltado para o desenvolvimento das crianças e adolescentes com autismo, com diversas terapias. Podemos proporcionar, de forma individualizada, o aprendizado de novas habilidades, a autonomia, melhorar a atenção, foco e concentração, a comunicação, bem como a interação e comportamento social”, explica Kadu Lins.
Em todas as unidades, o IDA disponibiliza de infraestrutura completa e uma equipe transdisciplinar, com psicólogos, terapeutas ocupacionais, nutricionistas, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, profissionais de Educação Física, musicoterapeutas, especialistas em Terapia ABA (Análise do Comportamento Aplicada, da sigla em inglês Applied Behavior Analysis), TCC (Terapia Cognitiva-Comportamental), Integração Sensorial, Psicomotricidade Relacional e Funcional e psicopedagogia.
Além de todos os serviços oferecidos, as unidades do Instituto do Autismo também contam com diferenciais, como: terapias desenvolvidas na piscina, equoterapia (terapia assistida por cavalos), atividades esportivas ao ar livre e, também, ações externas. “É incrível acompanhar a evolução dos assistidos, com grandes resultados em termos de independência e sociabilização. Também temos uma atenção e cuidado com as famílias, desenvolvendo atividades específicas para elas. O Instituto possui um olhar especial para também cuidar de quem cuida”, comenta Kadu Lins.