Nesta quarta-feira (29), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Pernambuco (Fecomércio PE), através do Instituto Fecomércio PE, promoveu a conclusão de mais um curso do Programa de Formação Empreendedora (Forme). Esta edição ocorreu em parceria com Sebrae e Associação Herculano Bandeira de Desenvolvimento e apoio à Família, em Paudalho, na Zona da Mata Norte e capacitou 15 empreendedoras.
Ao todo formam 33 encontros ministrados pela instrutora do Sebrae, Cláudia Calazans. Durante esse período os participantes aprenderam técnicas para transformarem seus negócios e entregaram quatro projetos. “Estamos formando hoje uma turma 100% feminina, as mulheres estão de frente a um processo empreendedor e foi uma turma muito agraciada. As meninas se dedicaram muito, se envolveram com a metodologia e se desenvolveram muito bem. Essa turma foi muito animada, esteve sempre muito envolvida com o processo”, apontou.
Ainda segundo a instrutura, essa foi uma de suas turmas que mais conseguiu faturar durante as práticas. “Foi impressionante o quando essas meninas se desenvolveram. Tudo fruto do emprenho de cada uma e do trabalho em equipe”, concluiu.
Umas das sócias da empresa “Empadas: Delícias que derretem na boca”, Judite Araújo relatou como foi sua experiência durante a formação. “Foi uma experiência que eu nunca havia tido. Através do Forme e da instrutora Cláudia pude entender diversas coisas sobre empreender. Confesso que quando eu recebi o convite, disse que iria verificar se conseguiria concluir, mas quando Cláudia começou a explicar, entendi que precisava continuar. E eu aprendi muito, mesmo que eu já trabalhe com vendas há algum tempo, eu não tinha a perspectiva que tenho hoje”, afirmou.
Maria das Dores, uma das proprietárias da “Pudim Bom Paladar”, explicou suas impressões após a Formação Empreendedora. “O Forme foi uma experiência única. É um curso que realmente capacita você para as dificuldades e o mercado. Tudo foi muito intenso, desde o curso às amizades que construímos. Hoje me sinto preparada para gerir meu próprio negócio com sabedoria”, apontou.
A banca avaliadora foi composta por Jacilene Santana do Sebrae, José Renda da Associação Herculano Bandeira, Valquíria Marinho da Prefeitura de Paudalho, Amanda Marques do Banco do Nordeste (BNB) e Rosely Oliveira do Instituto Fecomércio PE.
“A cada turma do Forme que concluímos é uma alegria. Poder capacitar essas meninas para que elas possam gerir o próprio negócio é muito importante para toda equipe que faz esse curso acontecer. No Forme desenvolvemos um plano de negócios personalizado, trabalhamos autoestima e características dos empreendedores”, destacou Rosely.