Durante toda esta terça-feira (26), a vice-prefeita do Recife, Isabella de Roldão, representando a Prefeitura, esteve no Rio de Janeiro participando do seminário “Diálogo União Europeia – Brasil: Cidades e Alimentação. No evento, Isabella teve a oportunidade de compartilhar várias ações realizadas pela Prefeitura relacionadas à segurança alimentar, como as cozinhas comunitárias, o banco de alimentos, os restaurantes populares e a implantação de hortas, pomares urbanos e canteiros de plantas medicinais nas escolas municipais e equipamentos sociais.
O evento faz parte do projeto “Cidades e Alimentação”, financiado pela Delegação da União Europeia no Brasil em parceria com a Embrapa Alimentos e Territórios, o Instituto Comida do Amanhã e o ICLEI – Governos Locais para a Sustentabilidade.
A vice-prefeita do Recife participou do painel “Cidades e Alimentação – Compromisso Municipal Sustentável”. “Esse evento proporcionou uma rica troca de experiências e o ganho de novos conhecimentos. Recife é uma cidade que trabalha muito a questão da segurança alimentar e da agricultura urbana, afinal, a nutrição é um dos principais pilares do direito humano à alimentação saudável”, afirma.
“O Recife tem a honra de ser uma das cidades que mais investem na promoção da segurança alimentar. As nossas cozinhas comunitárias fornecem, por exemplo, refeições acessíveis para quem está em situação de vulnerabilidade; o Banco de Alimentos reduz o desperdício e faz um trabalho de coleta de excedentes de alimentos; e os restaurantes populares oferecem refeições gratuitas e promovem uma alimentação adequada e saudável. Essas ações refletem o compromisso da Prefeitura com um Recife mais sustentável, saudável e educado”, finaliza Isabella.