O vereador Ivan Moraes (PSOL) anunciou, durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife desta terça-feira (1º), que não irá se candidatar a vereador do Recife no pleito de 2024. Segundo ele, a decisão foi tomada desde a campanha eleitoral de 2016, antes mesmo de ser eleito no primeiro mandato. “Desde antes de entrar nesta Casa, eu já dizia do meu compromisso de renovação da política e isso se traduzir, entre outras coisas, no meu compromisso de fazer apenas dois mandatos consecutivos no cargo que fosse”, afirmou.
Durante o discurso, Ivan Moraes fez uma retrospectiva da sua trajetória desde a campanha eleitoral até a atuação nos dois mandatos na Câmara Municipal. “Esse será o meu último mandato como vereador. Eu entrei nesta Casa com a esperança de mudar um pouco a forma como a política é feita. Eu sou fruto dos processos de 2013, 2016, da luta contra o golpe. Sou fruto de uma luta pelos direitos humanos que é bem anterior a isso. Em algum momento a gente precisava perder o pudor e ocupar o que é nosso. Acreditamos que precisamos transformar a política a partir de processos que renovem os corpos que a ocupam”, reafirmou.
De acordo com Ivan Moraes, ele foi o primeiro vereador eleito no Recife pelo seu partido, o PSOL. “Fui reeleito, dobramos a bancada de uma eleição para a outra. Tenho certeza que vamos aumentar ainda mais a bancada do nosso partido aqui, especialmente com a presença cada vez maior das mulheres. É curioso que, ao longo desse tempo, muita gente não acreditava e até hoje não acredita que este será o meu último mandato seguido como vereador. Entendo que na tribuna, que é este lugar que eu prezo e venho sempre falar, posso dizer a verdade e vocês podem acreditar”, disse.
No entanto, o parlamentar ressaltou que ainda tem “tarefas muito importantes para realizar” antes de finalizar o meu mandato. “Terei o compromisso de fazer com que cada vez mais pessoas se interessem por estar na política. Vou continuar na luta para que mais pessoas participem dos partidos e da disputa institucional que se faz no dia a dia nas Casas Legislativas. Também tenho a obrigação de mostrar o nosso plano de cidade para o Recife, que a gente tem desenvolvido ao longo de todos esses anos e que será renovado e apresentado para o Recife como uma alternativa política que vem sendo feita há tanto tempo”, garantiu.