
Nesta quarta-feira, dia 10, Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes lança a Campanha Setembro Amarelo 2025 – “Conversar pode mudar vidas!”, por meio da Secretaria de Saúde. A ação integra o movimento nacional instituído em 2015 e tem como objetivo sensibilizar a população sobre a importância da valorização da vida, da prevenção e do cuidado integral em saúde mental.
A campanha é parte da política de oferecer qualidade de vida à população, do prefeito Mano Medeiros. “Falar sobre suicídio ainda é um tabu, mas precisamos enfrentar esse tema com coragem e humanidade”, argumenta. A rede de atenção psicossocial tem por missão garantir que toda pessoa em sofrimento seja acolhida de forma digna e tenha acesso ao cuidado. “Valorizamos a vida em todas as suas formas e queremos que cada cidadão saiba que não está sozinho”, afirma o prefeito.
Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) estimam que mais de 700 mil pessoas tiram a própria vida todos os anos no mundo, superando as mortes por doenças como HIV e malária, além de guerras e homicídios. No Brasil, são cerca de 14 mil casos anuais, configurando o suicídio como uma das principais causas de morte entre jovens de 15 a 29 anos.
Diante desse cenário, a gestão municipal reforça a relevância da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) do Jaboatão, que atua no acolhimento e acompanhamento de pessoas em sofrimento psíquico por meio dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), das Unidades Básicas de Saúde (UBS), das equipes de Saúde da Família e de outros serviços articulados.
Sobre a Rede de Saúde Mental do Jaboatão dos Guararapes, todas as unidades de saúde estão preparadas para acolher a população. São três Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) de portas abertas para acolher a demanda de crise.
Os acolhimentos nos CAPS são realizados através de encaminhamentos da rede e/ou por demanda espontânea. A rede municipal de saúde também conta com ambulatórios de psicologia em todas as policlínicas e centros de reabilitação.
A secretária municipal de Saúde, Zelma Pessôa, reforçou que a prevenção exige um trabalho integrado e contínuo. “O suicídio é um fenômeno multifatorial e a prevenção passa por várias dimensões: desde a escuta qualificada até o acompanhamento permanente. Nossa rede, especialmente na Atenção Primária, tem um papel decisivo nesse processo, porque conhece de perto os territórios e as famílias. O nosso compromisso é oferecer cuidado integral e humanizado, para que ninguém se sinta invisível”, destacou.
A programação do Setembro Amarelo no Jaboatão inclui rodas de conversa com populações vulnerabilizadas, formações voltadas para profissionais de saúde e um seminário sobre os desafios do cuidado em saúde mental. As ações acontecem ao longo de todo o mês, reforçando que a prevenção ao suicídio deve ser um compromisso diário da sociedade e do poder público.
Programação do Setembro Amarelo em Jaboatão:
Quarta-feira (dia 10) – 9h: Roda de Conversa com populações vulnerabilizadas (pessoas com deficiência, negras, usuárias de drogas, em situação de rua, mães atípicas, pessoas autistas, idosas, com transtorno mental e LGBTQIA+).
Auditório do Ambulatório de Especialidades Ensino e Serviço, em Cajueiro Seco.
Sexta-feira (dia 12) – 9h: Formação para profissionais da rede municipal com o tema “Psicopatologia na Atenção Básica: identificação precoce, escuta qualificada e estratégias de cuidado”.
Na UNIFG (Piedade).
Dia 30 – 9h: Seminário “Valorização de todas as vidas: os desafios do cuidado em saúde mental na perspectiva da reforma psiquiátrica”.
No Auditório do Ambulatório de Especialidades Ensino e Serviço, em Cajueiro Seco.
Rede de Assistência em Saúde Mental do Jaboatão dos Guararapes:
1) CAPS AD Recanto dos Guararapes – serviço de referência para pessoas que apresentam transtornos decorrentes do uso abusivo de crack, álcool e outras drogas.
Endereço: Rua Dr. Manuel Benício Fontenelle, 110 – Piedade.
Telefone: (81) 99939.0657
2) CAPS Solar dos Guararapes – serviço de referência para pessoas que apresentam transtornos mentais graves e/ou persistentes
Endereço: Rua Emiliano Ribeiro, 280 – Prazeres.
Telefone: (81) 99975.3601
3) CAPS Infanto-juvenil Padre Roma – serviço de referência para crianças e adolescentes pessoas que apresentam transtornos mentais graves e/ou persistentes.
Endereço: Av. Conde Pereira Carneiro, 32, Sucupira (a unidade está funcionando, temporariamente, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Mario Santiago).
Telefone: 81-99983-0041/ 81-99939-5696.