As ações e programas que vêm sendo desenvolvidas pela Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, por meio da Secretaria de Saúde na área de vigilância em saúde, tiveram uma ótima avaliação no Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde.
Entre os municípios de Pernambuco com mais de 500 mil habitantes, Jaboatão ficou em primeiro lugar em relação à prevenção e redução de doenças transmissíveis, tais como tuberculose, hanseníase, sífilis, HIV , arboviroses, entre outras. Com relação ao ranking nacional, o município ficou em quarto lugar, entre as 46 cidades acima de 500 mil habitantes, obtendo nota de avaliação 9. Além disso, outros indicadores foram levados em consideração nessa avaliação, a exemplo da saúde do trabalhador e a análise da qualidade da água ofertada aos munícipes.
O prefeito Mano Medeiros parabenizou todos os profissionais de saúde envolvidos nessa ação. “A gestão municipal tem investido em capacitações de profissionais, infraestrutura, insumos e programas de qualificação para oferecer serviços de saúde com mais qualidade aos jaboatonenses.
O município está no caminho certo e irá avançar ainda mais nessa área”, falou o gestor. “O Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde tem por objetivo incentivar e qualificar ações de prevenção à saúde nos municípios, visando reduzir a transmissão de doenças e melhorar a qualidade de vida da população e estamos celebrando essa conquista, produto do empenho e trabalho de toda a equipe de saúde do Jaboatão”, ressalta a secretária de saúde, Zelma Pessôa.