Nesta quarta-feira (17), pacientes e acompanhantes presentes na sala de espera do ambulatório do Hospital Dom Helder Câmara (HDH), situado no Cabo de Santo Agostinho, receberam uma palestra sobre saúde mental, como alerta ao Janeiro Branco, movimento que destaca a importância do cuidado com a saúde mental.
Sob o tema “Saúde Mental enquanto há tempo”, a campanha de Janeiro Branco 2024 enfatiza a necessidade de enxergar cada indivíduo como ser de multiplicidade que deve ser assistido, levando em consideração seu bem-estar como um todo, respeitando sua subjetividade.
“Compreendendo que a saúde mental abrange não apenas o aspecto psicológico e emocional, mas também o físico e social, o Janeiro Branco destaca a importância de políticas públicas que facilitem a prevenção e a pós-prevenção, visando equilíbrio e qualidade de vida para a população”, explicou a psicóloga Rayana Souza.
Durante a palestra, a assistente social Adelina Souza informou aos presentes sobre os serviços gratuitos disponíveis em seus municípios de origem, destacando, por exemplo, os três Centros de Atenção Psicossocial (Caps) existentes no Cabo, prontos para atender às necessidades da população gratuitamente.