Em missão oficial na cidade de Washington, nos Estados Unidos, o prefeito do Recife, João Campos (PSB), assina, na segunda-feira (15), a operação de crédito no valor de de R$ 2 bilhões com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Na última sexta-feira (12), ele se reuniu com representantes de dois importantes organismos federais norte-americanos que atuam no combate e prevenção, além de resposta a desastres naturais.
O objetivo das agendas foi entender como funcionam as estratégias e metodologias utilizadas pelo governo dos EUA para a prevenção e resposta a desastres, bem como estreitar laços com os dois organismos federais para estabelecer possíveis cooperações com foco na resposta de emergências estratégicas e na mitigação dos impactos de desastres naturais na capital pernambucana.
“A gente iniciou as tratativas para firmar uma cooperação entre a cidade do Recife e a maior agência do mundo de informações, de dados, sobre atmosfera e oceanos. Aqui são mais de 12 mil funcionários presentes em todo o território americano com capacidade de análise de processamento de dados que são muito importantes para cidades, principalmente para áreas de enchentes, elevação do nível do mar, capacidade de previsão climático com muita precisão. E tudo isso possibilita respostas cada vez mais rápidas”, explicou o prefeito João Campos.
Fonte: Folha PE