A Associação Afeto, organização sem fins lucrativos que busca o bem-estar e tratamento da pessoa com autismo, vai levar 14 jovens, amanhã (23), para uma sessão de cinema, no Museu do Homem do Nordeste, em Casa Forte. A ação, que acontece a partir das 14h, está sendo feita em parceria com o Museu e conta com o apoio do Conorte, – formado pelas empresas Transportadora Itamaracá, Cidade Alta Transportes e Turismo e Rodotur Turismo. O consórcio vai levar as crianças em um veículo especial, grafitado pelo artista Rafa Mattos, idealizador do Movimento Plante Amor, com mensagens de inclusão e com desenhos de crianças autistas.
Na sessão, vão ser apresentados os filmes “Salu e o Cavalo Marinho”, animação de Cecília da Fonte; “Cor da Pele”, documentário de Lívia Perini; e “Azul”, ficção de Tauana Uchôa, e haverá adaptações para receber o público. “As salas não ficarão totalmente escuras e o som também não vai ser muito alto, porque isso pode incomodá-los”, explica a presidente da Associação, Maria Ângela Lira. Todos os jovens, que apresentam níveis de suporte 1, 2 e 3, serão acompanhados pela equipe multidisciplinar da instituição.
Afeto e parceria – A associação foi criada em 2005 e surgiu pela necessidade de proporcionar um tratamento adequado às pessoas que recebem o diagnóstico do Autismo e, com isso, elas possam ter uma vida independente e produtiva. Além do atendimento especializado, a Afeto também realiza ações de conscientização. Em parceria com o Conorte, que já dura três anos, a instituição realiza palestras com orientações para os motoristas de ônibus que atuam nas empresas do consórcio sobre como atender pessoas com autismo.
A sessão especial de cinema marca ainda o encerramento das atividades do Abril Azul, mês de conscientização sobre o autismo.