Os projetos de empreendedorismo social e protagonismo juvenil vencedores do programa Jovens de Impacto serão anunciados nesta sexta-feira (06), no auditório da sede do Sebrae/PE, na Zona Oeste do Recife. A solenidade marca a culminância da iniciativa realizada pelo Sebrae/PE com execução do laboratório de inovação social Verda. A programação do chamado Impact Day começa às 9h30 e inclui premiações, jogos, palestra e atrações musicais. Neste ano, cem instituições educacionais de todo o estado foram inseridas na ação, contemplando 45 mil estudantes e uma centena de comunidades existentes nas proximidades das unidades ativadas.
O objetivo da metodologia Jovens de Impacto é incentivar o potencial empreendedor dos estudantes que desejam ingressar no mercado de trabalho. Durante a intervenção, alunos de escolas públicas matriculados no Ensino Médio são incentivados a elaborar ações de impacto positivo capazes de ajudar na mitigação de um desafio social da realidade escolar e do entorno. No processo, eles também são preparados para enfrentar desafios cotidianos, estimular a capacidade de pensar de forma criativa e desenvolver a habilidade de liderar mudanças significativas nas comunidades onde moram.
Na jornada de aprendizagem, os participantes tiveram acesso a oficinas de ideação, mentoria e prototipagem de ações e palestras sobre empreendedorismo social, habilidades socioemocionais, gestão de projetos e captação de recursos, entre outras dinâmicas. Eles também colocaram em prática os projetos elaborados ao longo das atividades.
De acordo com Danilo Lopez, analista do Sebrae/PE à frente da ação, o programa transformador de escolas em laboratórios de inovação social deve ser ampliado no ano que vem. “Está confirmado chegarmos a 150 escolas em 2025. A iniciativa é superaderente ao Programa Educação que Transforma por trazer o protagonismo juvenil com uma metodologia baseada em desenvolvimento de projetos”, antecipou.