A Câmara Municipal de Abreu e Lima concedeu, nesta quarta-feira (20/09), o título de cidadão de Abreu e Lima aos juízes do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) Luiz Carlos Vieira de Figueirêdo e Hugo Bezerra de Oliveira. A homenagem é fruto dos serviços prestados pelos magistrados ao município, que fica na Região Metropolitana do Recife. O plenário Vereador José Carneiro de Moura ficou lotado. O prefeito e o vice-prefeito do município, Flávio Gadelha e Murilo Vieira, compareceram à solenidade, que foi presidida pelo presidente da Câmara, vereador Elton Vasconcelos. O presidente do TJPE, desembargador Luiz Carlos de Barros Figueirêdo, pai do juiz Luiz Carlos, marcou presença. As proposições foram da vereadora Maria do Carmo Galdino de Freitas Santos.
Luiz Carlos Vieira de Figueirêdo assumiu a titularidade de Vara Criminal de Abreu e Lima em 2018.Ao longo dos anos, conseguiu reduzir o acervo de processo e melhorar a prestação jurisdicional, com o andamento das causas penais e a realização de sessões do júri que estavam represadas.A Vara Criminal também desenvolve ações junto a sociedade civil organizada, destinando recursos oriundos das penas pecuniárias a várias entidades que desenvolvem trabalhos com idosos, criança e adolescentes.
Junto aos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs) do TJPE, a Vara Criminal tem realizado diversas ações de cidadania, como casamentos coletivos, emissão de documentos públicos, regularização da situação cadastral no Serviço de Proteção ao Crédito e Serasa, além de mutirões de empregabilidade.
“Meu sentimento ao receber o título de cidadão de Abreu e Lima é de imensa alegria. É extremamente gratificante poder contribuir com a melhoria de vida dos cidadãos deste município e contar com colaboração e comprometimento do Ministério Público, Defensoria Pública, Ordem dos Advogados do Brasil e servidores”, disse Luiz Carlos Vieira de Figueirêdo.
Titular da 2ª Vara Cível de Abreu e Lima e diretor do fórum da comarca desde 2017, o juiz Hugo Bezerra de Oliveira viabilizou com a Presidência do TJPE a instalação da Vara Criminal de Abreu e Lima, a instalação do Cejusc, da Central de Cumprimento de Mandados (Cemando) e a inauguração do novo fórum de Abreu e Lima.
Também reduziu o acervo de processos e melhorou os números da Vara. Foi agraciado pela Corregedoria Geral da Justiça (CGJ) em virtude de sua atuação com Medalha de Bronze e Prata nos anos de 2018 e 2019. Além disso, foi vencedor do programa “Além das Metas´´, por duas vezes em 2018 e 2019, sendo reconhecido e premiado pela Presidência do TJPE por sua atuação como magistrado. “Receber o título de cidadão de Abreu e Lima é um marco em minha vida, um reconhecimento que me enche de alegria e motivação para continuar o exercício da magistratura”, afirmou.
Foto e Texto: Saulo Moreira | Ascom TJPE
Da redação do Radar Metropolitano com informações do TJPE