De olho na importância de combater as Fake News a Justiça Eleitoral de Pernambuco expediu, hoje, duas sentenças contra o blogueiro Adriano Joseph, mais conhecido como Língua Afiada, pela divulgação de Fake News sobre a suposta inelegibilidade do candidato a prefeito do Cabo, o deputado estadual Lula Cabral. Além do pagamento de R$ 11 mil em multas, o juiz eleitoral Francisco Tojal Dantas Matos determinou a imediata remoção de todos os conteúdos contendo a informação – sabidamente falsa – de todas as redes sociais e de páginas da web administradas pelo blogueiro.
A ação que resultou na sentença foi movida pela coligação “FRENTE POPULAR DO CABO”, composta pelos partidos SOLIDARIEDADE, PSB, REPUBLICANOS, PODEMOS, AGIR, PMB, MDB, e Democratas Na decisão, o magistrado é categórico ao classificar o conteúdo publicado como Fake News. “Não há, em qualquer parte do documento entregue pelo TCE-PE, a informação de que o candidato foi declarado inelegível, configurando-se informação idónea e apta a provocar desinformação na população em geral”, destacou o juiz.
O deputado estadual – eleito e em pleno exercício do seu mandato – Lula Cabral tem enfrentado, desde as eleições de 2020, uma avalanche de Fake News. Todo esse movimento organizado e criminoso de desinformação, que envolve a distribuição e fixação de material apócrifo em prédios públicos, campanha difamatória nas redes sociais e até mesmo o furto de material de campanha de rua tem um único objetivo: sufocar a vontade soberana do povo do Cabo de Santo Agostinho que, como mostram todas as pesquisas, quer Lula Cabral de volta à prefeitura do município.
A campanha de Lula Cabral, que segue na frente em todas as pesquisas eleitorais, continua nas ruas, nas redes sociais e nos corações e vozes de milhares de cabenses ainda mais forte!
“Seguimos firmes e fortes, com fé em Deus e na Justiça! Nossa gente conhece nosso compromisso e seriedade e está com a gente nessa luta contra as Fake News. Eleição de vence no voto e não com mentiras e falta de respeito com o povo! Vamos reconstruir o Cabo de Santo Agostinho e melhorar a vida dos cabenses e é isso que importa!”, afirmou Lula