A Justiça acatou uma recomendação do Ministério Público Eleitoral (MPE), a partir de uma ação de autoria da Frente Popular do Jaboatão dos Guararapes, representada por Elias Gomes (PT), e determinou, em decisão proferida neste domingo (8), a suspensão da divulgação de uma pesquisa do Instituto Inova que apontava, sob suspeita de fraude, o prefeito Mano Medeiros (PL) como favorito na disputa ao Executivo Municipal.
Ao deferir liminar de mandado de segurança cível, o desembargador Frederico de Morais Tompson, do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Pernambuco, intimou os responsáveis pelo instituto para apresentar explicações.
A ação da Frente Popular se deu após uma declaração do prefeito Mano Medeiros, em um ato público no bairro de Vila Rica, onde deu indícios de que teria tido acesso ao resultado da pesquisa antes mesmo da divulgação dos dados, uma medida que fragiliza o processo eleitoral, tendo em vista que fere o princípio da isonomia.
“Tal conhecimento prévio é, no mínimo, suspeito e aponta para uma provável manipulação dos dados da pesquisa, evidenciando uma estratégia coordenada para favorecer a candidatura de Mano Medeiros”, argumentou a Frente Popular.