
O Conselho Estadual de Turismo de Pernambuco (CONTUR-PE) realizou, nesta quinta (11), sua 75ª Reunião Ordinária, a última de 2025, para elencar os principais avanços do setor no estado. O encontro aconteceu no Recife Expo Center, no Cais Santa Rita, e reuniu representantes do trade turístico, gestores públicos e instituições parceiras para discutir investimentos, cenários e estratégias de impulsionamento do turismo local.
O secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco e presidente do CONTUR-PE, Kaio Maniçoba, presidiu a sessão e enfatizou a integração das ações da pasta com as políticas públicas do Governo Raquel Lyra em diversas áreas.
“Estamos preparados para receber turistas de todas as partes do mundo. Esse é o resultado de todo um trabalho realizado pelos investimentos do Governo de Pernambuco na área de infraestrutura, como a melhoria nas estradas. O investimento na área da segurança pública também é um atrativo para os turistas que estão seguros quando nos visitam. É uma soma de fatores e ações em diversas áreas que fortalecem o setor e aumentam essa procura pelo nosso Estado”, declarou Maniçoba.
Entre as ações práticas ressaltadas pelo secretário, estão os investimentos em infraestrutura viária, a retirada da penitenciária de Itamaracá e projetos estratégicos como o “Pernambuco Meu País”. Também foram destacadas a recepção de cruzeiros no Terminal Marítimo do Porto do Recife e o anúncio da construção do Batalhão do Turismo, que ficará localizado no Recife Antigo.
A atividade do Aeroporto do Recife foi citada como mais um componente de promoção do destino. O equipamento opera com nove destinos e 13 voos internacionais, totalizando 297 voos internacionais entre pousos e decolagens. Também o retorno do voo Buenos Aires/Recife, operado pela Latam, e o novo voo Madrid/Recife, com início previsto ainda este ano pela Iberia.
A parceria entre a Empetur e o Sebrae capacitou 250 profissionais do setor para atuarem na rota do ecoturismo e turismo de aventura. Ainda o turismo religioso que destaca a reforma do Santuário de Cimbres, em Pesqueira, visando a participação na Expocatólica 2026.
A reunião contou com a presença figuras-chave do trade, incluindo o presidente da Empetur, Eduardo Loyo; o diretor da Aena, Diogo Moretti; o diretor do Recife Expo Center, Paulo Cavalcanti Meneses; e o secretário executivo de Turismo do Estado, Cláudio Asfora.




