
A Ladeira da Cohab, principal ligação entre o Ibura de Cima e a BR-101, está passando por uma grande transformação. A Prefeitura do Recife está investindo cerca de R$ 11 milhões na duplicação da via, que conecta a Avenida Dois Rios à rodovia e recebe, em média, 21 mil veículos por dia. A intervenção vai ampliar a capacidade de tráfego, melhorar a acessibilidade e abrir um novo acesso pela BR-101, que também servirá de entrada para o futuro Parque Municipal do Ibura. Na manhã desta sexta-feira (29), o prefeito João Campos acompanhou o andamento dos serviços, executados pela Autarquia de Urbanização do Recife (URB).
“Essa obra era um sonho de muitos anos, nós a anunciamos e agora ela está acontecendo. Vamos acrescentar mais duas novas faixas, e a casa que havia aqui ao lado teve seu terreno comprado pela Prefeitura. Nele, será o Parque do Ibura”, explicou João. “Estamos a todo vapor, e logo após a duplicação da ladeira, já começamos a construção desse novo espaço público, que é o parque. É um sonho de muito tempo que agora se torna realidade”, afirmou o prefeito.
Atualmente, as frentes de trabalho estão concentradas na contenção da encosta da ladeira, etapa essencial para garantir a segurança estrutural e permitir a duplicação da via. Para isso, estão sendo construídos três muros de arrimo, aplicados 365 m² de solo grampeado verde e instalados 1.122 metros de grampos, além de 126 m² de telas argamassadas.
Com quase um quilômetro de extensão, a Ladeira da Cohab passará de duas para quatro faixas de rolamento (duas em cada sentido), cada uma com 3,6 metros, além de ganhar um canteiro central. A ampliação permitirá que a via deixe de ser apenas um ponto de passagem e se torne um eixo estruturador do bairro, integrando melhor o tráfego da BR-101 e preparando o entorno para receber novos equipamentos públicos, como o Parque Municipal do Ibura. As obras devem ser concluídas no segundo semestre de 2026.
Além da duplicação, o projeto inclui a recuperação do pavimento, execução de placas e pisos de concreto, instalação de meio-fio, modernização do sistema de drenagem e requalificação das calçadas com piso tátil e travessias em nível. Também haverá ampliação e modernização da iluminação pública, aumentando a segurança de quem circula pelo local.