Neste sábado (6), a partir das 9h, quem for visitar o Mercadão, principal feira livre do Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana (RMR), irá encontrar os personagens Lampião e Maria Bonita do Grupo de Trabalho em Prevenção (GTP+). A dupla vai apresentar a “Campanha: Pega a Visão. Curtir com Prevenção”, que tem por objetivo aproximar as juventudes das estratégias de prevenção às ISTs ao HIV/Aids, trabalhando as várias linguagens da comunicação para as redes sociais, produção de podcasts, além de materiais gráficos. Além disso, haverá a participação de 10 digitais influencers do Recife, divulgando e massificando a campanha e o apoio de jovens ativistas pela luta contra Aids.
A equipe do GTP+ vai disponibilizar no Mercadão, testagem rápida para o HIV. Haverá diálogo com os/as feirantes, panfletagem e entrega de camisinhas internas (femininas), externas (masculinas) e gel lubrificante. O Cabo vai ser a primeira cidade a receber a Campanha que vai circular em diversos bairros da RMR. A Campanha foi desenvolvida pelo GTP+ por meio da Bigu Comunicativismo que utilizou uma expressão jovem com elementos visuais do público, dando o tom alternativo, festivo dessa comunidade.
A coordenadora geral do GTP+ Nance Ferreira, salienta a importância dessa iniciativa de incidência e prevenção. “A campanha tem uma super importância dentro das comunidades, pois de acordo com a última Pesquisa Nacional de Saúde, 60% dos brasileiros acima de 18 anos afirmam não usar preservativo nenhuma vez em relações sexuais, e os jovens têm pego cada vez mais cedo o HIV. Além disso, há uma dificuldade de falar sobre esse assunto nas famílias, e principalmente nas escolas que não trabalham muitas vezes com a educação sexual, por isso vamos para as escolas”, afirmou a coordenadora.
Vale destacar que a Campanha faz parte do Projeto A Prevenção Tá ON, que conta com o apoio do Ministério da Saúde.