
O prefeito Lula Cabral comandou, nesta segunda-feira, a abertura oficial do Ano Letivo de 2026 no Cabo de Santo Agostinho, reunindo mais de 1,5 mil profissionais da Educação em um grande momento de acolhimento, cultura e renovação de compromissos com o futuro do município. O evento, promovido pela Secretaria Municipal de Educação, aconteceu na quadra da Escola Municipal Professor Manoel Davi Vieira da Costa, em Ponte dos Carvalhos.
Com a educação como uma das principais prioridades da gestão, Lula Cabral deu as boas-vindas aos profissionais da rede municipal e reforçou o papel estratégico da área para o desenvolvimento da cidade. Em sua fala, o prefeito destacou que 2026 será um ano decisivo para consolidar avanços planejados ao longo do último período.
Ao lado do vice-prefeito Jamerson Batera, secretários e vereadores, o prefeito reafirmou o compromisso da administração municipal com uma educação pública de qualidade, humana e inclusiva. “Investir na educação é investir no futuro. E aqui no Cabo a gente leva isso muito a sério! 2025 foi um ano de muito trabalho para deixar a rede municipal funcionando bem. 2026 será de muitos avanços e conquistas!”, destacou o prefeito.
Com o tema “Paulo Freire: educação libertadora e humanizada para conectar mundos”, a programação marcou oficialmente o início das atividades pedagógicas e reforçou o propósito de uma educação democrática e transformadora.

O evento contou ainda com apresentações culturais do grupo Balé Brilhart, que recepcionou o público com o autêntico frevo e homenageou Paulo Freire, patrono da Educação Brasileira.
Outro destaque foi a palestra ministrada por Targélia Albuquerque, professora, pesquisadora e integrante da Cátedra Paulo Freire da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que conduziu uma reflexão interativa sobre o tema do ano letivo.
Homenagem
Durante a cerimônia, a Secretaria Municipal de Educação prestou homenagem à profissional do Ano Letivo de 2026, Ruizeny Monteiro Viana, coordenadora de Fluxo de Pessoal da pasta. Um vídeo destacou sua trajetória e contribuição para a educação do município. Ruizeny recebeu uma placa de reconhecimento, assim como Nádia da Purificação, homenageada do Ano Letivo de 2025.




