
Liderando um movimento estratégico que busca atrair novos investimentos para a Região Metropolitana Sul, o prefeito do Cabo e Santo Agostinho, Lula Cabral, destacou a importância da concessão da licença prévia (LP) para a instalação da primeira fábrica de e-metanol (metanol verde) das Américas, que será implantada no Complexo Industrial Portuário de Suape. O empreendimento da empresa dinamarquesa European Energy representa um investimento de R$ 2 bilhões e tem previsão de gerar 1.500 empregos diretos durante a fase de obras.
Em meio a uma série de diálogos com o Ministério de Portos e Aeroportos e a administração de Suape, o prefeito Lula Cabral garantiu que a infraestrutura municipal se adaptará para apoiar o empreendimento e assegurou que a cidade se beneficiará do novo ciclo de crescimento. O investimento não só irá reforçar as receitas do município, mas também irá priorizar a contratação de mão de obra local, que será treinada para atender às demandas do projeto. “Esse empreendimento vai colocar Suape, consequentemente o Cabo de Santo Agostinho, na vanguarda da transição energética no Brasil” destacou o prefeito.
Sob a coordenação direta de Lula Cabral, a prefeitura está trabalhando para garantir que a fábrica possa contar com toda a infraestrutura necessária no município, incluindo mão de obra qualificada. A iniciativa alinha-se aos esforços de Lula Cabral em fortalecer Suape como um polo de inovação e energia limpa. Desde que assumiu a gestão municipal, o prefeito tem trabalhado para criar um ambiente favorável à atração de investimentos de grande porte, com foco em tecnologia e sustentabilidade.
O projeto, que utilizará energia renovável (solar e eólica) para produzir o e-metanol, será implantado em uma área de 10 hectares e terá uma capacidade de produção de 100 mil toneladas por ano. A planta é a primeira a obter licenciamento oficial no segmento e marca o início de um novo ciclo de industrialização de baixo carbono para a região.