Ao lado do povo. Foi assim que o prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Lula Cabral, tomou posse para seu quarto mandato no comando da cidade. As cerimônias – na Câmara Municipal e no Palácio da Cultura – foram acompanhadas por uma multidão e marcadas pela emoção. Ao receber a chave da cidade das mãos de um grupo de cidadãs formado por uma mãe atípica, uma criança autista, uma pessoa com deficiência e uma jovem negra, Lula reafirmou seu compromisso com a inclusão e a promoção de políticas públicas eficientes e transformadoras. Em seus discursos, o prefeito destacou, ainda, o papel que seu vice, Jamerson Batera, terá na gestão e a importância do diálogo e da colaboração entre os poderes Executivo e Legislativo.
Na Câmara Municipal, onde também tomaram posse os 21 vereadores e vereadoras, Lula abriu sua fala se dirigindo a população que lotava a área externa do prédio. Acompanhado dos filhos Alessandra, Tiago, Lucas, Bruno e Davi e da esposa, Maryani Melo, não escondeu a emoção. “Só Deus sabe a alegria que toma conta do meu coração hoje. Ver tantas pessoas aqui, tanta gente que nem foi possível que todos entrassem para viver junto comigo esse momento. Tomar posse pela quarta vez como prefeito da cidade que eu tanto amo, da minha cidade. É um verdadeiro privilégio receber tanto carinho e confiança e eu só posso agradecer e garantir: eu, meu vice Jamerson, e todo o nosso time estamos preparados e com muita vontade de trabalhar e trazer de volta os melhores dias do Cabo”, afirmou.
No trajeto, feito a pé, entre a sede do Legislativo e o Palácio da Cultura, Lula foi acompanhado por centenas de populares. Ao lado do vice-prefeito, Jamerson Batera, Lula entrou no prédio sob muitos aplausos e gritos de apoio. No local, além de receber a chave da cidade do grupo de populares, Lula participou do hasteamento das bandeiras de Pernambuco, do Brasil e do Cabo e recebeu a faixa de prefeito das mãos da filha, Alessandra Cabral.
“Estamos hoje aqui porque a vontade do povo venceu. Porque a verdade derrotou as Fake News. E neste momento, ao lado da nossa gente, reafirmamos que é assim que vamos governar, com o povo e para o povo. O Cabo vai voltar a ser a locomotiva de Pernambuco. Esse é nosso compromisso e vamos buscar todas as oportunidades junto aos governos estadual e federal. Nossa cidade não pode viver refém da violência, das milícias, com lixo espalhado pelas ruas. Temos o dever de fazer o melhor pelo Cabo e vamos fazer, conversando e ouvindo cada cidadão e cidadã”, destacou.
Com pouco mais de 203 mil habitantes, o Cabo de Santo Agostinho responde pela 5ª maior economia de Pernambuco e tem um papel estratégico no desenvolvimento do estado. Lula Cabral, que recebeu 46,64% do total de votos válidos (60.103), é uma das lideranças mais atuantes da RMR e desde a divulgação do resultado das eleições já começou a trabalhar na montagem de um time técnico-político competente e experiente além de encabeçar um movimento pela retomada de um movimento de união metropolitana em torno da gestão e desenvolvimento dos 14 municípios que compõem a RMR.
Entre as primeiras ações anunciadas pelo prefeito, após a posse, está a adoção de medidas imediatas para garantir o atendimento a cerca de 1.2 mil crianças que aguardam o fechamento de diagnósticos ligados a transtornos do espectro autista e outras condições clínicas. Além disso, Lula anunciou a visita a uma das áreas mais carentes hoje do município, a localidade conhecida como Vila dos Morcegos, no bairro da Charneca, que receberá uma série de ações municipais nos próximos meses. Outra prioridade, já apontada pelo prefeito, dentro do projeto de “choque de gestão”, será a implantação da rede Compaz na cidade, inspirada na experiência positiva da iniciativa na capital, que já conquistou inúmeros prêmios nacionais e internacionais
TIME – Entre os nomes já anunciados pelo prefeito para seu primeiro escalão estão: Murilo Cavalcanti (Planejamento, Meio Ambiente e Urbanismo Social); Bruno Lisboa (Gestão, Administração e Fazenda); Flávio Almeida (Assuntos Jurídicos); Lucas Campos (Procuradoria Geral do Município); Julierme Moura (Segurança); Isaltino Nascimento (Educação); Penélope Andrade (Assistência Social, Mulher e Direitos Humanos); Elvis Plínio (Governo); Raimundo Souza (Secretaria de Coordenação Regional e Serviços Públicos); Izabel Urquiza (Projetos Especiais); Sueleide Torres (Secretaria Executiva de Agricultura); Luana Valentim (Secretaria Executiva de Comunicação e Imprensa); Aline Melo (Secretaria Executiva da Mulher); Edna Gomes (Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas); Rogério Som (Secretaria Executiva de Cultura); Bruno Reis (Secretaria Executiva de Esportes); João Batista Moura (Relações Institucionais); Eduardo Ribeiro (Secretaria Executiva de Logística); Moisés Xavier (Secretaria Executiva de Orçamento Participativo) e Sizenalda Timóteo (Secretaria Executiva de Finanças e Arrecadação).