Um encontro marcou a abertura dos debates voltados para garantia dos direitos da população com Transtorno do Espectro Autista, pautados pelo Projeto Dialoga Olinda TEA, promovido pela Prefeitura de Olinda. O trabalho, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do município, tem como objetivo unir forças com diversos segmentos da sociedade civil para avançar na implementação de políticas públicas voltadas para esse público. O debate aconteceu, nesta quinta-feira (29), no auditório da Uninassau, no Shopping Patteo, em Casa Caiada.
As discussões foram abertas visando não só a ampliação de uma política eficiente e inclusiva em favor da pessoa com transtorno do espectro autista, mas, também, voltadas para o acolhimento dos pais e responsáveis pelas crianças que seguem em tratamento na cidade. O coordenador da Comissão em Defesa dos Direitos dos Autistas, o deputado estadual João de Nadegi, esteve representando a Assembleia Legislativa de Pernambuco.
O prefeito de Olinda, Professor Lupércio, com os secretários da Fazenda e Planejamento, Mirella Almeida; de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Andréa de Paula, Fernando Freire e Verônica Brayner; da Educação, Leydejane Batista e de Esportes e Juventude, Sérgio Santos, reforçaram o compromisso da gestão municipal com fortalecimento das ações em favor da população com TEA.
“Eu conheço as famílias que aqui estão, na luta com essa causa que é tão importante para nós que fazemos a Prefeitura de Olinda. Nosso esforço é para que, cada vez mais, a gente possa ampliar os serviços de assistência a essas crianças e também dar acolhimento a cada pai e a cada mãe que tem seus filhos assistidos pela nossa rede de apoio”, garantiu Mirella Almeida.
Também participaram do debate representantes de diversas instituições ligadas ao trabalho da população com TEA, como o Instituto do Autismo, o Coletivo Autista Adultos, a Loja Meu Mundo Autismo e do perfil de rede social @umanordestinaautista.
A Prefeitura de Olinda mantém, na Vila Olímpica, em Rio Doce, um o Núcleo Infantil de Integração (NIDI), ligado à Secretaria de Esportes e Juventude. Um espaço lúdico que une ações de saúde e terapias, voltado para as crianças autistas do município.
Além disso, a Secretaria de Educação de Olinda inaugurou, ainda no mês de junho, a vigésima Sala de Recursos Multifuncionais (SRM), especializada em crianças atípicas e superdotadas. A entrega aconteceu no CMEI Antônio Ferreira Sobral, localizado na Ilha de Santana, em Jardim Atlântico. Na rede municipal, mais de 1.300 estudantes atípicos recebem o atendimento personalizado.