
O prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros, realizou visita institucional à sede da Companhia Pernambucana de Gás (Copergás). O encontro teve como objetivo fortalecer o diálogo entre a gestão municipal e a companhia, com foco na ampliação do uso do gás natural no município e no desenvolvimento de projetos sustentáveis, como a produção de biometano no Ecoparque Industrial de Jaboatão.
A reunião foi conduzida pela diretoria executiva da Copergás, composta pelo presidente Bruno Costa, pelo diretor técnico-comercial Roberto Zanella e pela diretora administrativa-financeira Taciana Danzi. Também participaram o supervisor de divulgação da Copergás, Sérgio Magalhães, o assessor institucional da companhia, Rubens Jr., e Andrea Menezes, Gestora de Comunicação.
Durante o encontro, foram discutidas iniciativas para ampliar a infraestrutura de distribuição de gás natural em Jaboatão, de modo a garantir uma maior oferta de gás natural, visando o atendimento aos setores veicular, residencial, industrial e comercial. O objetivo é tornar o município uma referência no uso de fontes energéticas mais limpas e diversificadas.
Entre os projetos em destaque, foi abordada a produção de biometano — combustível sustentável obtido a partir da purificação de resíduos orgânicos — no Ecoparque de Jaboatão. O espaço está sendo estruturado como um polo de referência em energias renováveis e já conta com contrato firmado entre a Copergás e o supridor.
O prefeito Mano Medeiros reforçou o compromisso do município em atuar como parceiro institucional da companhia. “Mais uma importante parceria com um órgão do Governo Estadual, que fortalece os rumos voltados para as transições para fontes renováveis no nosso município. Acredito que Jaboatão aponta para o futuro também quando acena para a inserção do biometano na diversificação energética do Estado”, disse o prefeito.
“A integração do biometano na matriz energética de Pernambuco representa um marco na transição para fontes renováveis. A Copergás firmou contrato com o supridor no fornecimento desse combustível sustentável, produzido a partir de resíduos orgânicos do Ecoparque de Jaboatão dos Guararapes. Inicialmente previsto em 60 mil m³/dia, o volume foi ampliado para até 110 mil m³/dia, consolidando o biometano como um vetor estratégico para a diversificação energética do estado. Já em 2025, nós teremos em torno de 8% de todo o nosso volume distribuído, composto por biometano”, destacou Bruno Costa, presidente da Copergás.