Logo após realizar o seu maior carnaval, com sucesso de público em todos os polos de folia, a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes deu início às discussões sobre atividades que serão implementadas pela Defesa Civil em 2024. A ideia é antecipar as ações preventivas e reduzir significativamente o número de ocorrências em áreas de risco durante o período chuvoso.
Para alinhar alguns pontos dessa operação, o prefeito Mano Medeiros participou de uma reunião no Palácio da Batalha, em Prazeres, nesta quinta-feira (15) juntamente com o secretário Executivo de Defesa Civil do Jaboatão, Elton Moura; o secretário Executivo de Defesa Civil do Estado, coronel Clóvis Ramalho; juntamente com equipes de cada órgão.
Na ocasião, a equipe da Defesa Civil estadual conheceu o funcionamento da Sala Integrada de Emergência (SIE) da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes.
A novidade este ano será a contratação temporária de uma empresa de meteorologia para reforçar o trabalho de monitoramento dos índices de chuvas no município. Com base nas plataformas que já medem os índices pluviométricos no Jaboatão, os profissionais irão emitir boletins mostrando o quantitativo de chuva por região. Essas medições serão realizadas no período de 15 de abril a 15 de agosto.
Ainda dentro das ações preventivas, a Defesa Civil do município iniciará este mês a fase de vistorias em áreas de risco. Outra medida será a colocação de 400 mil metros quadrados de lonas plásticas, que terá início no mês de março.
Além disso, a Defesa Civil municipal adquiriu 40 aparelhos celulares para os funcionários registrarem as ocorrências repassadas pelos moradores. Depois, as informações serão enviadas para a Sala Integrada de Emergência (SIE) da Prefeitura que irá agilizar os atendimentos.
O prefeito Mano Medeiros falou da importância de realizar essa parceria com a Defesa Civil do Estado. “Essa reunião dá início a nossa ação para o inverno, integrando ainda mais nossas ações com o Governo do Estado. A partir daí, iremos planejar melhor nosso monitoramento e buscar mais recursos para realizar obras de contenção no município. Essa parceria do Jaboatão com o Governo do Estado tem sido exitosa, por isso, vamos trabalhar intensamente para minimizar os estragos causados pelas chuvas”, enfatizou.
O secretário de Defesa Civil do Jaboatão, Elton Moura, elencou detalhes da parceria com o Governo do Estado. “Essa reunião tem um valor bastante significativo, pois as defesas civis municipais vão trabalhar de forma coesa e integrada com o Governo estadual. A partir daí, o Estado terá condições de ver as necessidades de cada cidade e alocar mais recursos para ajudar a população”, disse.
O secretário executivo do Estado, coronel Clóvis Ramalho, disse que o Governo está à disposição para dar o apoio à operação em Jaboatão. “Essa troca de experiência é importante para traçarmos ações conjuntamente para traçar um diagnóstico no período chuvoso. A Defesa Civil de Jaboatão está de parabéns, tanto na parte de estrutura quanto na formação de sua equipe técnica”, afirmou.