
A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes iniciou o modelo E-Marketplace de compras públicas para aquisição de medicamentos e insumos médicos-hospitalares. A iniciativa pioneira e inovadora é uma parceria entre as secretarias municipais de Administração e Saúde com a Empresa Licitar Digital, que marca um novo tempo nesse processo de compras. O prefeito Mano Medeiros explicou que a ferramenta vai desburocratizar, com modernização e eficiência, processos de compras de produtos relacionados ao setor da saúde municipal.
“Espero que as boas práticas sejam espalhadas por todo o Brasil. Esta iniciativa busca modernizar a forma como a administração pública compra, trazendo mais agilidade, transparência e oportunidades para fornecedores de todo o país. Estamos colocando Jaboatão entre os municípios mais inovadores do Brasil em matéria de compras públicas. O e-Marketplace abre portas e facilita o caminho para empresas sérias que querem vender para o governo. Quero agradecer, mais uma vez, à Secretaria de Saúde, e à dedicação, a todos os envolvidos”, disse o prefeito.
O novo modelo permitirá que fornecedores interessados participem de forma mais simples e digital dos processos de compras públicas, com acesso a um primeiro edital que contemplará mais de 500 itens voltados ao abastecimento da rede de saúde do município.
A plataforma tem potencial de reduzir o tempo médio das contratações em até 120 dias, contribuindo para a modernização da gestão pública municipal e aproximando o mercado privado da Administração. Com isso, o município atenderá às exigências do regime jurídico das contratações governamentais, respeitando integralmente a nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos (Lei nº14.133/21).
A secretária municipal de Saúde, Zelma Pessoa, reforça que a iniciativa trará impactos positivos diretos na ponta do atendimento. “Jaboatão está liderando esse ramo de inovação, de tecnologia, de busca por soluções que beneficiam a população, desde a pandemia, o mercado de compras públicas tem sido extremamente difícil, oscilante, com preços muitas vezes além da média que se propõe à questão pública, dificultando o cumprimento de forma ágil, de forma séria da política pública de saúde. Vamos tentar agilizar esse processo para além dos métodos tradicionais. Esse novo formato é uma resposta à necessidade de eficiência e regularidade no fornecimento de medicamentos e insumos”, comentou.
Já o secretário municipal de Administração, Thiago Fernandes, destacou o empenho das diferentes equipes da Prefeitura e a parceria junto à empresa Licitar Digital. ‘Foram meses, anos, planejando para chegarmos a essa plataforma”, revelou.
O diretor de Tecnologia da Licitar Digital, Misael Soares, reforçou que o modelo de e-Marketplace vem ganhando espaço em todo o País. O evento de lançamento deu oportunidade importante para que alguns fornecedores e entes públicos participassem da apresentação das funcionalidades da plataforma.
“Essa é uma tendência irreversível nas compras públicas. Estamos falando de mais competitividade, menos burocracia e muito mais eficiência para a gestão”, destacou Misael Soares.
Também estiveram presentes outros integrantes do secretariado municipal; o diretor regional da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Eduardo Barbosa; e o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Claudemir José; o gerente de assistência farmacêutica, Pedro Honorato; e o assessor de projetos especiais e parcerias, Andryu Lemos.
TCE – O prefeito Mano Medeiros (PL) ressaltou a importância do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE), que será um parceiro desse novo modelo de compras, que avaliará o desempenho da ferramenta nos primeiros seis meses de uso. Mano Medeiros lembrou do encontro com o presidente do TCE,Valdecir Pascoal, na última terça (22).
“A conversa com o presidente do TCE foi de extrema importância, pois queremos cuidar de todos os detalhes, conduzindo o processo em conformidade com o Tribunal e garantindo maior segurança jurídica. O feedback foi muito positivo para a implantação do sistema, que trará inúmeros benefícios para o município“, afirmou o prefeito.