
O Maracatu Estrela de Ouro de Aliança, Patrimônio Vivo de Pernambuco, está realizando uma grande caravana pelo Norte e o Nordeste visitando nove cidades de seis estados. É o Projeto Caminhos do Brasil Rural, contemplado pelo programa Transpetro em Movimento, por meio da Lei Rouanet, que desde o último dia 12 até o dia 13 de setembro, está realizando oficinas, apresentações e intercâmbios. Um trabalho que promove os objetivos do grupo que vão além de divulgar o maracatu, pois procura sempre fortalecer a cultura popular brasileira, promover os trabalhos comunitários e construir pontes entre o maracatu sediado no Sítio Chã de Camará, em Aliança, zona da mata de Pernambuco e outros grupos de cultura popular pelo Brasil.
O projeto já percorreu as cidades de Fortaleza, São Luís do Maranhão, Ananindeua e Belém, no Pará; e nesta sexta (28), retorna a Pernambuco onde realiza das 8 às 11h, a Oficina de Maracatu Rural, no Ponto de Cultura que fica na sede do Maracatu Estrela de Ouro, em Aliança. E no sábado (30), a partir das 21h, realiza a Festa Caminhos do Brasil Rural, com as participações do Cavalo Marinho Mestre Batista e a Ciranda Bela Rosa do Mestre BI, no mesmo local.
Depois o grupo segue para Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca, levando na caravana além do Maracatu, o Mestre Bibiu do Mamulengo de Carpina. No Cabo, a programação acontece no dia 4 de setembro, na Escola Municipal Prefeito Vicente Mendes, na comunidade Engenho Tiriri. Das 9 às 12h, será realizada a Oficina de Maractu Rural; às 14h tem apresentação do Mamulengo do Mestre Bibiu e às 15h, apresentação do Maracatu Estrela de Ouro. Em Ipojuca o projeto acontece na sexta (5), na Comunidade Quilombola Ilha de Mercês com Oficina da Maracatu Rural, das 9 às 12h, na Escola Nossa Senhora das Mercês; e no sábado (6), com a Festa Caminhos do Brasil Rural com apresentação a partir das 14 do Mamulengo do Mestre Bibiu de Carpina e do Maracatu Estrela de Ouro.
Alagoas recebe o projeto no dia 11 de setembro, no município de Pilar, onde o Maracatu Estrela de Ouro de Aliança, além da oficina, se apresenta com o Guerreiro Treme Terra do Mestre Edvar Vicente na escola Jacy da Costa Ayres e no Museu da Música Mestre Valetin no Centro Histórico de Pilar. E para fechar a programação, a caravana chega ao Quilombo da Mussuca, terra da Mestra Nadir, em Sergipe, que receberá o projeto num intercâmbio com oficinas e apresentações envolvendo o São Gonçalo da Mussuca e o Samba de Pareia. As atividades acontecem entre os dias 11 e 13 de setembro.
O Projeto Caminhos do Brasil Rural foi criado pelo produtor cultural Afonso Oliveira, inspirado pelas suas andanças pelo Brasil e pelas canções de Milton Nascimento. “A obra de Milton e a história do Sítio Chã de Camará em Aliança, são uma fonte inesgotável de inspiração. O Brasil precisa de projetos que aproximem os povos originários e quilombolas, para celebrar, comer jutos, tocar juntos. As culturas populares fundam-se nestes rituais”. Explica Afonso Oliveira.

Para o Mestre José Lourenço do Maracatu Estrela de Ouro, o “Projeto Caminhos do Brasil Rural tem uma grande importância porque no próximo ano o grupo completa 60 anos, e mostra que é uma agremiação que tem muita responsabilidade em representar Pernambuco e realizar diálogos e troca de saberes com mestres de outros brinquedos brasileiros. “Estamos levando o Mestre Caboclo Zé Mário, que tem 75 anos de idade e muito amor pelo Estrela de Ouro. Estamos levando jovens também para manter viva nossa cultura. A expectativa é muito forte”, revela Afonso. O projeto promove ações de articulação comunitária que preservam e valorizam seu território para obtenção de uma comunidade mais inclusiva e sustentável.
O Projeto Maracatu Estrela de Ouro de Aliança – Caminhos do Brasil rural trabalha na valorização dos territórios rurais, quilombolas, tradicionais e dos povos originários, através das atividades de formação, apresentações e intercâmbio nas comunidades de Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Ceará, Maranhão e Pará.
Oficinas – A tradição oral do Maracatu Rural chegando a novos territórios por meio de oficinas vivenciais conduzidas pelo mestre Luís Caboclo, à frente do Maracatu Alexandre Camará. Com foco em jovens da rede pública de ensino, as oficinas têm objetivo de promover a valorização da cultura popular e o fortalecimento da identidade afro-brasileira entre crianças e adolescentes. As atividades acontecem, principalmente, em escolas públicas municipais, com turmas de 25 a 30 alunos, com idades entre 10 e 18 anos. A formação tem duração média de três horas e segue a metodologia de transmissão oral desenvolvida por Luís Caboclo, proporcionando uma verdadeira imersão no universo do Maracatu Rural.
Ao longo da vivência, os participantes aprendem a história da manifestação, vestem os trajes típicos, gola, surrão, chapéu e lança, e conhecem o significado de cada peça, além de aprenderem os passos básicos da dança. O encerramento de cada oficina conta com uma pequena apresentação dos alunos, acompanhados pelo terno do Maracatu, em um momento simbólico e de celebração da cultura tradicional. A musicalidade característica do Maracatu é preservada pelo grupo oficial, já que o domínio dos instrumentos exige anos de prática. A ação reforça a importância da cultura popular como ferramenta educativa e de pertencimento, especialmente entre as juventudes das periferias urbanas e comunidades quilombolas.
MARACATU ESTRELA DE OURO DE ALIANÇA
O Maracatu Estrela de Ouro de Aliança é um dos mais importantes maracatus rurais de Pernambuco. Patrimônio Vivo do Estado desde 2014, recebeu a Ordem do Mérito Cultural. Fundado em 1966, faz um trabalho de valorização das manifestações da cultura popular dos trabalhadores canavieiros. Coordena o Movimento Canavial e realiza a 18 anos o Festival Canavial. Tem diversos projetos realizados, nas escolas, museus, exposições. Desde 2004 é Ponto de Cultura e já recebeu diversos prêmios nacionais.
Sobre o Programa Transpetro em Movimento
O Programa Transpetro em Movimento impacta positivamente quase 300 mil pessoas em 55 municípios brasileiros, em todas as regiões do país, e é uma parceria com o Ministério da Cultura e o Ministério do Esporte, por meio da Lei Rouanet e da Lei Federal de Incentivo ao Esporte.
Com capilaridade nacional, o primeiro edital público de patrocínio incentivado da Transpetro valoriza e promove a circulação de traços culturais brasileiros e a formação profissional, fortalecendo a diversidade e estimulando a inclusão de públicos minorizados ou em situação de vulnerabilidade. Mais de 80% dos projetos contemplados acontecem em comunidades tradicionais ou em áreas de periferia, com público prioritário formado em sua maioria por crianças e adolescentes.
Confira programação:
ALIANÇA/PE
Sexta-feira – 29/08/2025
Local: Ponto de Cultura Estrela de Ouro – Comunidade Chã de Camará – Aliança
08:00h às 11:00h – Oficina de Maracatu Rural
Sábado 30/08/2025 – Festa Caminhos do Brasil Rural
21:00h – Cavalo Marinho Mestre Batista
22:00h – Mestre Bi e a Ciranda Bela Rosa
00:00h – Maracatu Estrela de Ouro de Aliança
CABO DE SANTO AGOSTINHO/PE
Quinta-feira – 04/09/2025
Local: Escola Municipal Prefeito Vicente Mendes
Comunidade Engenho Tiriri – Cabo de Santo Agostinho
09:00h às 12:00h – Oficina de Maracatu Rural
14:00h – Mamulengo do Mestre Bibiu
15:00h – Apresentação do Maracatu Estrela de Ouro
IPOJUCA/PE
Sexta-feira – 05/09/2025
Local: Quilombo Ilha de Mercês – Ipojuca
Escola Nossa Senhora das Mercês
09:00h às 12:00h – Oficina de Maracatu Rural
Sábado – 06/09/2025 – Festa Caminhos do Brasil Rural
14:00h – Mamulengo do Mestre Bibiu de Carpina
15:00h – Maracatu Estrela de Ouro de Aliança