
Nesta quinta-feira (20/02), a Justiça Eleitoral determinou o retorno imediato do vereador licenciado Marco Aurélio Filho e Secretário de Direitos Humanos e Juventude à presidência do PV Recife. Em sua decisão o Desembargador Eleitoral, Dr. André Caúla Reis, destacou que a “destituição da Comissão Provisória Municipal ocorreu sem notificação formal e sem observância ao devido processo legal, malferindo o art. 5º, LV, da Constituição Federal e o próprio Estatuto do Partido Verde”.
Na madrugada do dia 17 de janeiro deste ano, Marco Aurélio Filho, presidente da Comissão Municipal do Recife foi surpreendido com a sua destituição por parte da Comissão Estadual do PV através de um e-mail sem qualquer comunicação anterior.
Nesse mesmo dia, a Célula Verde, grupo composto pelos fundadores e militantes históricos do partido, cumprindo todos os requisitos legais, estava concluindo o processo de eleição do Diretório Municipal do Partido no Recife. Após ser afastado da Comissão Provisória do Partido Verde no Recife pelo Presidente Estadual, Clodoaldo Magalhães, Marco recorreu à justiça para reaver seu direito constitucional.
“Há tempo que tentamos organizar o partido. O que foi feito na calada da noite de forma arbitrária e antidemocrática não está de acordo com entendimento das bases da nossa legenda. Cumprimos todos os ritos estatutários , fizemos a eleição de forma limpa e democrática. Em seguida, fomos bater na porta do pilar da democracia que é a Justiça Eleitoral. Disseram que a Célula Verde não tinha força. A nossa força vem da essência do Partido Verde que é de um movimento de cidadãos comprometido com as causas nobres que buscam promover a convivência pacífica e o respeito à natureza no entanto hoje nos deparamos com a triste constatação de que o partido tem sido controlado por elites fisiológicas desvinculando do seu ideário e de suas propostas. O PV nasceu para ser um instrumento de cidadania defendendo não apenas o meio ambiente, mas também um desenvolvimento sustentável que beneficia a maioria da população desse partido”, concluiu Vicente Roque, advogado e fundador do Partido Verde.
O Vereador Marco Aurélio Filho recebeu a decisão no dia do seu aniversário e celebrou a vitória da democracia. “Estou muito feliz com essa decisão, acabou virando um presente de aniversário para mim e para nosso partido que sempre defendeu os valores democráticos. A luta continua!”, disse o vereador e agora Presidente Municipal do PV do Recife.