Nesta sexta-feira (3), o Projeto Dialogando Sobre a Lei Maria da Penha, do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), realizou mais uma ação educativa nos mercados públicos do Recife – desta vez no Mercado de Nova Descoberta, na Zona Norte. A iniciativa contou com a participação de representantes da Corte e da Secretaria da Mulher do Recife (SEMUL), em parceria com a Conviva, autarquia responsável por administrar os mercados públicos e feiras da cidade.
Ao longo da manhã, as equipes distribuíram panfletos e orientaram a população sobre os principais canais de ajuda para vítimas de violência. O projeto visa a conscientização sobre o combate à violência doméstica, familiar e de gênero contra as mulheres.
Entre os materiais divulgados estão os contatos de telefone e endereço de instituições que fazem parte da Rede de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, além de informações sobre o ciclo de violência e gênero, a Lei Maria da Penha e também os centros de acolhimento a vítimas de violência.
A iniciativa de divulgação do projeto nos mercados públicos é resultado da assinatura do protocolo de intenções entre a Conviva e o TJPE, em novembro de 2023. Os mercados de São José, da Boa Vista, Encruzilhada, Casa Amarela e Cordeiro também já foram contemplados pela ação.
COMO SOLICITAR AJUDA – A Secretaria da Mulher do Recife permanece em constante ampliação de espaços, equipamentos e serviços disponíveis para o combate à violência de gênero. Além das Salas da Mulher, disponíveis em três unidades dos Centros Comunitários da Paz (Compaz), a população de mulheres cis ou trans pode contar com o serviço do WhatsApp 24h (81) 9.9488.6138. Outros serviços referenciais podem ser encontrados no Centro Clarice Lispector (Rua Dr. Silvia Ferreira, 122, Santo Amaro) e no Serviço Especializado e Regionalizado – SER Clarice Lispector (Avenida Recife, 700, Areias).