A deputada federal Missionária Michele Collins reuniu-se, nesta segunda-feira (08), com o diretor do Departamento de Entidades de Apoio e Acolhimento Atuantes em Álcool e Drogas, do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Sâmio Falcão. Na pauta a recomposição do orçamento para contratação do remanescente das Comunidades Terapêuticas aprovadas no Edital n.º 8/2023 e início da Certificação das Entidades Beneficentes–CEBAS. Estiveram presentes na reunião a presidente da Federação Pernambucana das Comunidades Terapêuticas (Fepect) e da Sociedade Assistencial Saravida, Emanoele Albuquerque, e o coordenador de Qualificação da Saravida, Sandro Nascimento.
“Nós que fazemos parte das Comunidades Terapêuticas e apoiamos esse serviço essencial, sabemos o quanto elas precisam de suporte e apoio. Então essa reunião foi muito importante para falar sobre as políticas públicas de drogas e buscar a suplementação no orçamento de 186 milhões relacionadas a essas instituições”, esclareceu Michele Collins.
A parlamentar elogiou a atuação do departamento na Política Nacional, mas fez ressalvas. “ Doutor Sâmio realiza um trabalho importante, mas sabemos que muito ainda há para ser feito. É preciso avançar ainda mais. A suplementação é necessária para as Comunidades Terapêuticas poderem desenvolver o seu trabalho de apoio e acolhimento de pessoas que fazem uso abusivo de drogas”, cobrou a deputada.
Ao todo, 587 entidades de acolhimento a pessoas com dependência química foram habilitadas no referido edital, cujo objetivo foi democratizar o acesso dos usuários a esses serviços nas mais diversas localidades do País.