A vereadora do Recife, Missionária Michele Collins, participou na sexta-feira (06), da formatura de centenas de alunos do projeto “Reincluir Vidas”, promovido pela ONG Saravida, e cujo objetivo é transformar a vida de pessoas em situação de vulnerabilidade social. A cerimônia contou com a presença do deputado estadual Pastor Cleiton Collins e do vereador eleito do Recife, Alef Collins.
Michele Collins ressaltou a importância da inclusão social e da capacitação como ferramentas de transformação na vida das pessoas que, muitas vezes, são deixadas à margem da sociedade. “ O projeto “Reincluir Vidas” é um exemplo claro de como a união de esforços pode gerar impacto positivo na vida daqueles que precisam. A capacitação profissional e o fortalecimento das habilidades emocionais são fundamentais para a reintegração dessas pessoas na sociedade”, falou.
Collins também enfatizou a relevância de iniciativas como o “Reincluir Vidas”, que vão além da simples oferta de cursos. A vereadora reconheceu que o projeto não apenas fornece habilidades técnicas, mas também promove um processo de transformação pessoal, com foco no resgate da autoestima e na construção de novos horizontes para os formandos. “Esse é um projeto que dá às pessoas a oportunidade de reconstruir suas vidas, de recomeçar e de dar um novo rumo à sua trajetória. Foi lindo ver famílias vindo de Petrolina para prestigiar e acreditar nesta transformação. E isso não tem preço”, declarou Collins.
Durante sua fala, a Vereadora Michele Collins também abordou a importância do papel do poder público no apoio a projetos sociais e na criação de políticas públicas que incentivem a inclusão social. “A política deve ser um instrumento de transformação social, e iniciativas como esta mostram que quando há colaboração entre o setor público, as instituições de ensino e as organizações sociais, conseguimos mudar a realidade de muitas famílias”, afirmou a vereadora.
O projeto formou alunos nas áreas de Inclusão Digital, Gastronomia, Inteligência Emocional e Empreendedorismo Social. Os formando, muitos dos quais enfrentam desafios como o uso abusivo de drogas, agora estão preparados para ingressar no mercado de trabalho e reconquistar sua dignidade e autoestima.
Também participaram da cerimônia o secretário executivo de Políticas sobre Drogas do Estado, Yury Francisco Ribeiro, o diretor do Departamento de Apoio a Comunidades Terapêuticas da Secretaria-Executiva do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Sâmio Falcão, e o Juiz do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), Flávio Fontes, a presidente da Saravida e da Federação Pernambucana de Comunidades Terapêuticas, Emanoele Albuquerque.