Com a chegada do verão, alta temporada em Pernambuco, o turismo espera bons números de movimentação econômica. Essa esperança se justifica pelos números do setor, em diversos índices, que dão conta de um crescimento recorde neste ano. O levantamento mensal da expectativa de movimentação aérea no Aeroporto dos Guararapes, no Recife, realizado pela Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco (Setur-PE), dá conta de um crescimento de 9,72%, entre pousos e decolagens, no período, em relação ao mês de novembro de 2019.
O Setor de Estudos e Pesquisas da Setur-PE e Empetur também atesta uma expansão de 16,6% nos voos, entre pousos e decolagens, quando a comparação é com novembro de 2022. Para este mês, serão 6403 voos, entre pousos e decolagens, no Aeroporto Internacional dos Guararapes. Isso resulta numa média de 213 voos por dia no terminal aéreo. Os dados foram apurados junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Para o secretário de Turismo e Lazer, Daniel Coelho, os números reforçam a preferência por Pernambuco como destino turístico. “Mais um recorde batido em movimentação aérea demonstra que estamos na moda. A malha é um importante indicativo da circulação de turistas em Pernambuco. Mais voos significam necessariamente mais visitantes conhecendo ou retornando à nossa terra. O verão é de extrema importância para o turismo, pois há um crescimento natural dos números no litoral, onde fica a maior parte da nossa rede hoteleira. Além da bela região litorânea, Pernambuco também tem uma história, cultura, culinária e atrativos únicos, sem comparação com outros Estados. Nossa missão é promover essas características e apaixonar mais e mais quem vêm à nossa terra“, comentou.
Os números consolidam Pernambuco na liderança em movimentação aérea do Nordeste. Enquanto o Aeroporto dos Guararapes tem uma média de 213 voos diários, Salvador tem 148 e Fortaleza, 97. Para o mês de novembro, a capital baiana terá uma média de 4438 voos. Já a capital do Ceará contará com 2911 voos em seu principal aeroporto. Maceió, em Alagoas, espera receber 1385 voos, entre pousos e decolagens.
Outros indicadores
A pesquisa mensal de serviços, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no final de outubro, também reforçou o crescimento do setor de turismo em Pernambuco. A receita nominal com ajuste sazonal, que é a receita bruta considerando o efeito do calendário das festividades nacionais, apresentou um aumento de 13,7% de janeiro a agosto de 2023, em relação ao mesmo período de 2022.
O volume de serviços com ajuste sazonal da atividade turística em Pernambuco, também considerando o efeito do calendário das festividades nacionais, apontou um crescimento de 2,6% de janeiro a agosto, em relação aos mesmos meses de 2022. Com relação a variação da Média do Índice da Receita Nominal, Pernambuco registrou um crescimento de 26,8% entre os meses de janeiro a agosto comparando-se os anos de 2019 e 2023.