Membros do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) começaram a entregar pessoalmente convites para a reunião pública sobre o racismo nos estádios de futebol, que ocorrerá na próxima terça-feira (8), às 14h, no auditório da Procuradoria Geral do Estado (PGE). O debate servirá para coletar propostas que colaborem com o Projeto de Lei nº 806/2023, que tramita na Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE) sobre o tema.
A reunião pública terá a participação de diversas personalidades e entidades interessadas para que a discussão sobre as ofensas raciais que ocorrem em jogos de futebol sejam aprofundadas e mais ideias quanto a punições sejam sugeridas.
Assim, estão sendo convidados representantes da Federação Pernambucana de Futebol, Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE), clubes de futebol estaduais, Tribunal de Justiça Desportiva, Juizado do Torcedor, Procuradoria Geral do Estado, Secretaria Estadual de Esportes, Movimento Negro, Confederação Brasileira de Futebol, Superior Tribunal de Justiça Desportiva, entre outros.
Também recebeu o convite o Deputado Estadual Joel da Harpa, autor do Projeto de Lei na ALEPE. Outro convidado será o ex-goleiro Nilson Correa, que foi vítima de diversos atos racistas quando jogava por clubes pernambucanos na primeira década do século 21.
A reunião pública é uma articulação dos órgãos do MPPE: GT Racismo; Núcleo de Proteção ao Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural (NPHAC); Centro de Apoio Operacional de Defesa da Cidadania (CAO Cidadania); Promotoria de Justiça do Juizado do Torcedor e Promotorias de Justiça de Direitos Humanos.