Por recomendação do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), a Prefeitura do Município de Ipojuca deve tomar as providências cabíveis no sentido de estruturar uma segunda sede da Casa de Apoio Raio de Luz. A medida, a ser adotada no prazo de 90 dias, visa a separação etária das crianças e dos adolescentes atendidos e em situação de acolhimento institucional.
Assinado pelo Promotor de Justiça Eduardo Leal dos Santos, o documento levou em consideração, dentre outros pontos, que só existe em Ipojuca apenas uma entidade de acolhimento institucional, que está localizada no distrito de Camela. E, ainda, que o Município possui vasta extensão territorial, englobando, além da sede, os distritos de Camela, Nossa Senhora do Ó, Porto de Galinhas, Serrambi, e, segundo o Censo de 2022 realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), possui uma população de 98.932 habitantes.
O não atendimento à recomendação poderá implicar na adoção de medidas necessárias para sua implementação pelo MPPE. A íntegra da recomendação foi publicada no Diário Oficial eletrônico do MPPE do dia 20 de setembro de 2023.