Olinda promove, nesta sexta-feira (24), a partir das 9h, o lançamento da “Cartilha Antirracista: Informação e Proteção”, voltada para crianças e adolescentes. O material é fruto da parceria da Prefeitura com a seccional municipal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), por meio da Comissão de Igualdade Racial. O encontro será realizado na Escola de Tempo Integral Sagrado Coração de Jesus, localizada no bairro do Amaro Branco. Cerca de 4 mil peças foram impressas, com o propósito de distribuição aos estudantes de toda a Rede Municipal de Ensino, atingindo o público na faixa etária média dos 10 aos 15 anos.
A produção é fruto do trabalho da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (OBPN), junto a outros entes e representantes da sociedade civil que lutam pela causa. A cartilha tem o objetivo de informar aos pequenos leitores sobre o racismo existente no cotidiano, promovendo o entendimento do que podem ser palavras e atitudes preconceituosas. O documento também carrega orientações sobre o que fazer em casos deste segmento, a quem recorrer e quais as providências cabíveis podem ser tomadas em tal situação.
Com a iniciativa, a Secretaria de Educação de Olinda também estenderá o trabalho de conscientização, desenvolvendo a capacitação e o diálogo inclusivo, contando com pais, alunos, professores e todos que formam o ambiente escolar. A publicação chegará às mãos dos garotos e garotas do 5º ao 9º Ano do Ensino Fundamental, com a perspectiva deles multiplicarem o conhecimento com seus amigos e familiares, impactando desde já no comportamento e forma de enxergar o mundo ao seu redor.