Celebrada anualmente entre os dias 21 e 28 de agosto, a Semana Municipal da Pessoa com Deficiência foi tema de um discurso proferido pela vereadora Michele Collins nesta segunda-feira (21), durante a reunião plenária da Câmara do Recife. Ao se pronunciar na tribuna da Casa, a parlamentar salientou propostas do seu mandato para esse segmento da população e chamou a atenção para os desafios que as pessoas com deficiência enfrentam, como a garantia do direito ao trabalho.
No discurso, Collins salientou que já existem uma semana nacional e uma semana estadual das pessoas com deficiência – e que esta é a ocasião para o Recife refletir sobre a questão. O evento foi criado no município pela lei nº 18.246/2016, de autoria da vereadora. “Esta é a semana municipal, que nos traz, ainda mais de perto, o dever e a responsabilidade de pensar políticas públicas eficazes e eficientes para esse público”, disse. “A referida semana trata do fortalecimento e da conscientização, e de estimular ações para alcançar e incluir as pessoas com deficiência da cidade do Recife”.
Michele Collins mencionou dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) contínua de 2022 que dão conta sobre a ocupação das pessoas com deficiência, que somam 18,6 milhões de pessoas com idades de 2 anos ou mais no Brasil. “De cada quatro pessoas com deficiência em idade de trabalhar, apenas uma estava ocupada. É muito triste saber que as pessoas com deficiência não têm espaço para poder trabalhar”.