A Unidade de Pronto Atendimento Professor Fernando Figueira (UPA 24h), em São Lourenço da Mata, aproveita o Novembro Azul para reforçar a importância de cuidar da saúde do homem, uma ação que deve ir além do mês de conscientização e se estender ao longo de todo o ano.
O médico da unidade, Kaio Sales, alerta para o comportamento comum entre homens de buscar atendimento apenas em situações críticas. “Muitos chegam às unidades de pronto atendimento com doenças em estágios avançados, como complicações graves de diabetes, hipertensão descontrolada, doenças cardiovasculares e até câncer diagnosticado tardiamente”, explica.
Para mudar essa realidade, Kaio sugere estratégias como campanhas educativas direcionadas ao público masculino, ações de saúde realizadas em locais que eles frequentam, como ambientes de trabalho e espaços de convivência, além do envolvimento da família para incentivar o acompanhamento preventivo. Ele também destaca a importância de criar ambientes acolhedores e adaptados às necessidades culturais e psicológicas dos homens nos serviços de saúde. “Horários alternativos e um atendimento mais humanizado podem fazer toda a diferença”, afirma.
Durante o mês de novembro, a UPA São Lourenço da Mata realizou palestras educativas para pacientes e acompanhantes, abordando a prevenção e os cuidados com a saúde masculina. Para encerrar a programação, nesta sexta-feira (29), às 15h, será promovida uma roda de conversa com os colaboradores, reforçando o compromisso da unidade com a conscientização e o bem-estar de todos.
UPA SÃO LOURENÇO DA MATA – Inaugurada em 30 de abril de 2010, a UPA São Lourenço da Mata faz parte da Secretaria Estadual de Saúde (SES) e está sob gestão da Fundação Gestão Hospitalar Martiniano Fernandes (FGH). A unidade conta com as especialidades de clínico geral, pediatria e traumato-ortopedia. Assim como também possui equipe multidisciplinar com enfermeiros, nutricionistas e fisioterapeutas respiratórios.