Desde que o Brasil passou a ter eleição direta, em 1985, os moradores da cidade de Nazaré da Mata, no interior de Pernambuco, distante 65 km da capital Recife, nunca conseguiram colocar uma mulher por voto direto para ocupar uma vaga como chefe do executivo municipal. Isso porque, ao longo dos últimos 39 anos, apenas homens foram eleitos para essa responsabilidade. Mas, no que depender da eleição de 06 outubro deste ano, ou seja, daqui a 70 dias, o município, de mais de 30 mil habitantes, vai ter um novo capítulo político na história política do País.
É que na noite do sábado (27), foi realizada a convenção partidária que oficializou a empresária, Adriana de Andrade Lima Coutinho, conhecida como Aninha da Ferbom, que pertence ao Partido da Social Democracia Brasileira – (PSDB), como a nova pré-candidata da prefeitura, juntamente com o seu vice, o ex-vereador Rostand Negromonte, do partido do Podemos. Sendo eleita, a gestora vai governar pelos próximos 4 anos (2025 a 2029). Atualmente, Nazaré da Mata, desde que foi fundada em 1893, possui 191 anos.
Entre as autoridades que marcaram presença, no ato, estava o gerente geral da Casa Civil do Governo do Estado, com representação para Mata Norte o ex-prefeito Nado Coutinho, principal líder da oposição e cabo eleitoral da pré-candidata, em Nazaré da Mata, que, por duas vezes, foi prefeito do município, entre os anos de 2009 a 2013 – 2014 a 2017, obtendo uma aprovação em mais de 78%. Com mais de 20 anos liderando o cenário da política local, ele tem atuado, de forma estratégica, como articulador político, fazendo a ponte entre aliados importantes e apoiadores da chapa. Além disso, ele já foi vice-prefeito por dois mandatos.
Quem também esteve prestigiando a solenidade foi o presidente municipal do PSDB; o ex-senador Armando Monteiro (Podemos); o presidente do PSDB (Fred Loyo; Deputado Estadual Gustavo Gouveia (Podemos); Prefeito da cidade de Paudalho, Marcelo Gouveia (Podemos); O prefeito da cidade de Vicência Guiga (PSDB). O presidente do partido Avante, em Nazaré da Mata, Gabriel Planta, esteve no palco junto ao time das lideranças políticas locais.
Também prestigiaram o evento na condição de pré-candidatos à reeleição, cinco da lista dos atuais 13 vereadores da cidade. São eles: Edson Cazá, Cazá(PSDB); Telma do Trânsito (PSDB, Thiago Delegado (PSDB), Burro Velho (Avante), e a vereadora Aninha Araújo (Podemos), que não vai se disputar o pleito deste ano. A Governadora do Estado, Raquel Lyra, e o presidente do estadual do MDB, Raul Henry, também enviaram um vídeo em apoio à candidata, que foi exibido no telão para a plateia.
O evento, que atraiu, de forma espontânea, uma multidão do bairro do Sertãozinho até a sede da Escola de Aplicação Professor José Chaves, na área central da cidade, foi realizado de forma histórica. O entusiasmo e a participação popular colocaram Nazaré da Mata no centro das atenções políticas, destacando a relevância do momento.
A celebração contou, ainda, com caboclos de lança do maracatu de baque solto, que é Patrimônio Cultural do Brasil, e tradição cultural local, e encheu as ruas de cores e ritmos, fortalecendo ainda mais a união, trabalho e a força do povo da cidade em poder ver uma mulher no poder. Por onde passavam, os militantes, simpatizantes, correligionários e eleitores, organizados de forma independente, inundaram ruas e avenidas em um mar vermelho. Vestidos com a cor que simboliza sua paixão e determinação, eles entoaram com fervor a emblemática canção de Fafá de Belém, “Meu Coração é Vermelho”, proclamando em uma só coro “vermelho de felicidade”. A cena, marcada por um espetáculo de alegria e unidade, refletiu a esperança e a energia de um povo ansioso por mudanças, tornando cada passo uma celebração da democracia e da luta por um futuro melhor.
“Estamos construindo uma linda caminhada. Durante os últimos dias, tenho recebido o apoio e incentivo de muitas nazarenas. Não tenho dúvidas que estamos a um passo para escrever uma linda história política em nossa cidade. Os nazarenos me convocaram, e aqui estou: com fé e muito preparada aos novos desafios que estão por vir. Como mulher, filha desta terra, sinto com muita responsabilidade poder corresponder aos sonhos de cada cidadão e cidadã, que, em outubro, vão às urnas, depositar a esperança, o amor e o desejo para que tudo dê certo. O povo tem pressa e eu aqui contando os dias. Nazarenos, aguardem, já estou chegando para mudar a história”, disse, emocionada, a pré-candidata, Aninha da Ferbom.