13 de junho é dia de Santo Antônio, um dos santos mais populares da igreja católica e bastante festejado na época junina, justamente pelo poder a ele atribuído de “santo casamenteiro”. No Cabo de Santo Agostinho, a data é feriado municipal, quando a comunidade católica celebra os 402 anos da escolha do santo como padroeiro da cidade.
Na matriz de Santo Antônio, no centro – mesmo local onde foi erguida a primeira capela entre 1590 e 1596 – a programação começa às 6h, com o repique de sinos e alvorada festiva.
Às 6h30 haverá as laudes (leitura dos salmos) e, em seguida, será servido um café da manhã para a comunidade. As comemorações prosseguem com a 1ª Corrida de Santo Antônio, partindo da frente do Palácio da Cultura às 7h.
A missa solene será às 10h, celebrada pelo arcebispo de Olinda e Recife, Dom Paulo Jackson. Às 15h, uma segunda missa será ministrada pelo vigário episcopal do Cabo, padre Gilson Batista.
O evento religioso segue com a procissão de Santo Antônio, que percorrerá as ruas da cidade, finalizando na matriz com as bênçãos do santíssimo sacramento.
Confira programação no Pátio da Estação
12/jun
Abertura: Encontro de Quadrilhas
19h – Anderson Cunha
20h – Banda Flor de Araçá
22h – Wesley e Wanderson
23h30 – Alejandro Ferraz
13/jun
Abertura: Encontro de 8 Baixos
19h – Zeca dos 8 baixos
20h – Severino dos 8 baixos
21h – Baixinho dos 8 baixos
22h – Aécio dos 8 Baixos
23h – Aleixo dos 8 Baixos