Em alusão ao Julho das Pretas, o Centro das Mulheres do Cabo (CMC), realiza nesta quinta (25), o Seminário intitulado: 40 anos do Centro das Mulheres do Cabo na luta antirracista.
Ação visa resgatar a história de 13 companheiras e militantes negras que são parceiras e referências de luta contra o racismo e que fazem parte da trajetória das 4 décadas da instituição no enfrentamento as desigualdades de gênero, raça e na implementação de uma educação antirracista.
Na ocasião, haverá apresentação cultural, declamação de poesias, e serão homenageadas: Ana Veloso, Anaxé Gomes, Cida Santos, mais conhecida como Pérola Negra, Cleonice Maria da Conceição, Juliana Araújo, Lucidalva Nascimento, Marlene Santana, Rita Silva, Sandra Oliveira, Sara Jorge, Simone Lourenço, Vanda de França e Walkiria Alves.
O Seminário objetiva dar visibilidade a luta das mulheres pretas que foram apagadas pela história e deixaram um legado de resistência. O evento acontece, no auditório do CMC, às 14h, no 25 de Julho – Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha que é uma homenagem à Tereza de Benguela líder quilombola, que viveu durante o século 18, sendo referência e resistindo a escravidão por duas décadas, sobrevivendo até 1770. A atividade é para convidadas.